sábado, 27
 de 
abril
 de 
2024

Pinga Pinga 10/01/2020

O boletim da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde confirma 33 mortes de macacos contaminados pelo vírus da febre amarela no Paraná, de julho de 2019 até a última quarta-feira.

São 17 mortes a mais que a última divulgação, no dia 19 de dezembro. Os casos confirmados de epizootias neste período foram registrados em Castro, Ponta Grossa, Ipiranga, Sapopema, Teixeira Soares e Piraí do Sul.

Também há caso confirmados em Palmeira, Balsa Nova, São João do Triunfo, Mandirituba, Prudentópolis e Imbituva. Seguem em investigação outros 79 casos de mortes de macacos.

Assim como os humanos, os macacos também são contaminados pela picada do mosquito da febre amarela e morrem pela infecção, por isso eles são considerados sentinelas para a doença.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, alerta a população para a importância da vacinação. “Se o vírus está circulando, é preciso que a população se previna e busque a vacina, disponível em todas as unidades de saúde”, salienta.

O posto do Detran de Agudos do Sul, localizado na prefeitura, avisa que podem ser retirados no local documentos de veículos, como licenciamentos. Estão no posto cerca de 700 documentos.

O leitor Éder Ortiz Corrêa entrou em contato com a redação de O Regional para relatar situação que observou na Praça do Expedicionário, em Piên. Segundo ele, os brinquedos do parquinho infantil do local apresentam algumas precariedades.

A prefeitura informou que já estão em andamento os trâmites visando a recuperação do espaço. Inclusive, segundo a administração, há um projeto de revitalização da Praça do Expedicionário, contemplando ainda as calçadas entre o banco Itaú e a lotérica.

Esta semana é dedicada para as famílias retirarem a árvore de Natal, o presépio e todas as decorações natalinas. Após a visitação dos reis magos, anunciando o nascimento do salvador, é de praxe, que as decorações saiam de cena e retornem lá no final do ano.

Ao guardar estes enfeites natalinos a dica é para sempre evitar locais úmidos. Itens como mdf – que podem embolourar – e até mesmo as lâmpadas, que podem não funcionar mais, devem ser guardados em ambientes secos e arejados.

Neste ano de 2020, a paróquia Nossa Senhora das Graças, em Piên, completa 40 anos de existência. Para saudar esta data, uma vasta programação acontecerá até o mês de dezembro, incluindo as missões populares no mês de agosto.

O novo residencial Puerta del Sol que fica ao lado do trevo de Mandirituba está chamando a atenção de quem procura um bom imóvel na região. São terrenos a partir de 200m², taxa de 0,89% e pagamento em 180 meses. O contato é o (41) 9 8865 7742.

A Ron-Van peças agrícolas, comunica que está atendendo em todas as lojas da rede. Na Lapa, o telefone para informações e orçamentos é o 41 3622 0642, em Contenda o telefone é o 41 3625 1070 e em Quitandinha o telefone comercial é o 41 3623 1607.

Quem pensa em economizar com a conta de energia deve solicitar a visita de um técnico da empresa Tera Energia. Referência em sistemas fotovoltaicos a empresa atende toda a região. O contato é o (47) 4123 3012.

Tucanos em Rio Negro. Foto: DivulgaçãoA prefeitura de Rio Negro recebeu ontem a visita de dois tucanos. As aves pousaram em uma das janelas do prédio e depois ficaram nas árvores em frente à prefeitura. Na última semana, servidores já haviam registrado a presença das aves.

Muitas empresas retornaram às atividades nesta semana o que começou a movimentar as cidades na região. Alguns produtos que dependem de transporte, por exemplo, acabam entrando em falta. Esta normalidade na grande parte dos segmentos deve acontecer apenas no próximo mês.

Para quem planejou iniciar o ano fazendo um consorcio para aquisição de um imóvel ou de um veículo, a Servopa está com condições especiais. Para saber mais, basta contatar a vendedora pelo telefone (41) 99905 1596.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email