domingo, 5
 de 
dezembro
 de 
2021

Que venha 2020!

Se por acaso o ano de 2019 passou e você nem viu, isto é um bom sinal. Sinal de que você trabalhou tanto e dedicou-se a cumprir as suas tarefas familiares e profissionais que ocupou todo o seu tempo. Mas que tempo é este? O ex-presidente uruguaio, José Pepe Mujica, tem uma reflexão bastante interessante sobre o tema. O nosso tempo é algo que não tem preço. Tudo o que compramos pagamos com o tempo. Pepe vive uma vida simples e defende que devemos ter aquilo que é necessário para o nosso bem-estar sem extravagâncias. “Eu não sou pobre, eu sou sóbrio, de bagagem leve. Vivo com apenas o suficiente para que as coisas não roubem minha liberdade”, disse ele.

Esta atitude militante pode ser encarada com um grande ato ambientalista que merece pelo menos a nossa reflexão para 2020. O que é necessário? O que precisamos comprar? Não nascemos apenas para consumir recursos naturais sem equilíbrio. Eles são finitos! Nascemos para desfrutar com inteligência deste planeta em que habitamos. Para este desfrute temos que colocar o pensamento coletivo a frente do individual. 2019 foi marcado por uma série de polêmicas a respeito do meio ambiente. Alguns países ainda insistem em não dar o devido tratamento político às questões do aquecimento global, preservação das florestas, gestão de resíduos sólidos e outras pautas ambientais.

Esperamos que este ano que se inicia traga às pessoas a real necessidade de cuidarmos melhor da nossa casa. Precisamos buscar a conciliação do desenvolvimento com a preservação ou conservação da natureza. Devemos cobrar de nossos políticos os seus posicionamentos que garantam a melhor qualidade de vida possível trazendo uma aliança entre agentes técnicos e políticos.

Não somos mais “eco chatos” ou “bio desagradáveis”. Somos agentes de transformação da sociedade. O ano de 2020 está aí e faço votos de que além de muita saúde e paz, tenhamos mais alguns quilômetros percorridos da estrada que trará a união das questões ambientais, econômicas e sociais. Feliz 2020 Sustentável!

Por: Raphael Rolim de Moura – Biólogo, Especialista em Gestão e Planejamento Ambiental, Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Professor universitário e atualmente ocupa Diretoria na Comec

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email