sexta-feira, 29
 de 
março
 de 
2024

Politicando 09/10/2020

Propaganda Eleitoral

Hoje tem início a propaganda eleitoral no rádio e na televisão em todo o país. Na região, esta ferramenta deve ser bastante utilizada pelos candidatos devido as dificuldades de chegar em todos os eleitores neste período de pandemia. Muitas pessoas não estão recebendo visitas e devem se utilizar dos programas eleitorais para conhecer as propostas. Nos últimos dias, a movimentação para as gravações foram intensas já que há necessidade de entregar todo o material em tempo hábil para as emissoras.

Curitiba

Nesta semana saiu a primeira pesquisa eleitoral para a prefeitura de Curitiba. A sondagem feita pelo Ibope foi contratada pela RPC TV. O prefeito Rafael Greca (DEM) tem ampla vantagem em relação aos demais concorrentes, ele soma 47% na preferência dos eleitores. Em segunda lugar vem Fernando Francischini (PSL) com 6%, seguido por Goura (PDT) com 5%. Os demais candidatos que pontuaram são Cristiane Yared (PL) e João Arruda (MDB) 3%, Professora Samara (PSTU) 2%, Camila Lanes (PC do B), Carol Arns (Podemos), Diogo Furtado (PCO), Dr. Joao Guilherme (Novo), Mariza Lobo (Avante), Paulo Opuszka (PT), Professor Mocellin (PV), Zé Boni (PTC), Eloy Casagrande (Rede) e Leticia Lanz (Psol) com 1%.

Santinhos

Uma grande dificuldade para os candidatos da região neste ano é a questão de materiais de campanha. Em razão da pandemia acredita-se que será menor o volume de materiais impressos. E já existem em algumas coligações um certo tensionamento pelo atraso dos santinhos. O que ganhou corpo verdadeiramente foram as postagens nas redes sociais.

Lapa

Novidade nas cidades da região será o debate promovido entre os candidatos a prefeito na cidade da Lapa, que acontece nesta noite, a partir das 19 horas e terá transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook do Canal da Cidade, que está promovendo o encontro. Josias Junior (PDT), Diego Ribas (PSD) e Luiz Mazaneck (PSL) já confirmaram presença.

Pesquisa

Em boa parte das cidades da região os grupos políticos trabalham com pesquisas dos mais diversos institutos. Na verdade, é uma forma de manter seus times animados apresentando números, mesmo que eles não sejam condizentes com a realidade. As pesquisas são também uma forma que deputados encontram de ajudar seus candidatos, já que possuem parcerias neste sentido.

Aramis Turek. Foto: DivulgaçãoContenda

Faleceu nesta semana por infarto o empresário Aramis Tureck (foto), de Contenda. De família tradicional e muito ligado a vida política da cidade, ele era uma das pessoas que mais movimentava o município em épocas de campanhas eleitorais. Aramis Tureck sempre foi um parceiro e incentivador do jornal O Regional desde sua fundação.

Mandirituba

A disputa pela prefeitura de Mandirituba entre o atual prefeito Luis Antonio Biscaia (PSC) e o vereador Felipe Machado (Pros) está com característica de acirramento a cada novo dia. Ambos os grupos se mostram empolgados com o desempenho das suas respectivas campanhas. Nesta semana Biscaia reforçou sua agenda com a presença de secretários estaduais no município. Já Felipe Machado ampliou a distribuição de vídeos mostrando estruturas físicas da cidade, especialmente do poder público.

Presidente da Comec, Gilson Santos, em visita a Campo do Tenente. Foto: DivulgaçãoCampo do Tenente

O presidente da Comec do governo do Estado, Gilson Santos, esteve ontem em Campo do Tenente com a equipe técnica da entidade para reunião com o executivo municipal. Na oportunidade o prefeito Jorge Quege destacou o bom relacionamento que se formou a partir da nova gestão da Comec no governo Ratinho Junior. O tema do encontro de ontem foi o Plano Diretor e os processos de uso e ocupação do solo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email