terça-feira, 22
 de 
junho
 de 
2021

Desbravando o território

Um belo exercício de cidadania que podemos fazer é reservar alguns dias de nossa vida para conhecermos a cidade onde moramos. Precisamos caminhar e observar como tudo se organiza. Fatalmente observaremos que o centro das cidades concentra um maior volume de comércio e infraestrutura adequada ao mesmo tempo em que carece de atenção para as questões sociais envolvendo principalmente os moradores de rua. Precisamos requalificar os bairros para que as pessoas morem perto de seus locais de trabalho. Descentralizar as cidades é preciso. Bairros modernos, autossuficientes e seguros fazem parte da concepção de sustentabilidade ao passo que permitem a diminuição da poluição gerada pelo transporte.

Espaços verdes serão vistos neste passeio. Os parques servem para, além da recreação, tratar de nossa saúde mental. Estudos científicos nos trazem que o contato com a natureza gera inúmeros benefícios para a nossa saúde. Investir na melhoria das áreas existentes e criação de novas faz parte de gestões que pensem na qualidade de vida de todos. Se por acaso a sua cidade não possui estes espaços, precisamos nos mobilizar para que os mesmos sejam criados.

Seguindo a nossa caminhada desbravando a cidade veremos alguns rios. Alguns deles estarão canalizados, pois no passado não tínhamos estudos suficientes que indicavam que este ato de “esconder” os rios é um grande erro. Além deste fato sentiremos falta de peixes e mata ciliar em vários deles. As matas ciliares deram espaço para o concreto, asfalto e construções irregulares em vários pontos. O esgoto despejado acabou com toda a vida que um dia ali existiu.

Observamos virtudes e defeitos onde moramos. Alguns gestores deixaram belos legados e outros nem tanto assim. Cabe a nós entendermos a complexidade que é gerir uma cidade e não desistirmos da busca de melhorias.

Por: Raphael Rolim de Moura – Biólogo, Especialista em Gestão e Planejamento Ambiental, Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Professor universitário e atualmente ocupa Diretoria na Comec

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email