sexta-feira, 19
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 08/05/2020

Eleições 2020 I

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta quarta-feira o prazo para regularizar, transferir e confeccionar o título de eleitor. Devido a pandemia do novo coronavírus, todo o processo aconteceu de forma digital e quem deixou para os últimos dias enfrentou dificuldade devido ao grande volume de acessos que derrubou o sistema. Para auxiliar a população, foi disponibilizado um requerimento, que deveria ser preenchido e encaminhado juntos aos documentos necessários via e-mail. De acordo com a Justiça Eleitoral, somente no Paraná foram realizados 56.714 formulários.

Eleições 2020 II

Concluída mais essa etapa, o TSE mantém o andamento do calendário eleitoral sem alterações no que já estava previsto. Agora, os trabalhos seguem internamente para analisar os processos solicitados pelos eleitores e, em breve, deverão ser divulgados os números do eleitorado de cada município, apontando quem estará apto para participar da votação no próximo pleito. Também estão sendo analisados os casos de duplicidade de filiação.

Lapa I

O presidente da Cooperativa Bom Jesus, da Lapa, Luiz Roberto Baggio, informou nesta semana que mesmo com a pandemia do Covid-19 há uma grande expectativa em relação a safra de soja, tendo em vista o aumento do volume produzido. Consequentemente a safra de trigo também é aguardada com bons ânimos. Ele lembrou ainda que o Brasil consome 12 bilhões de toneladas de trigo por ano e só produz 50% deste volume.

Lapa II

A contratação por parte da prefeitura da Lapa de um caminhão pipa para abastecimento de água em comunidades rurais pelo período de seis meses com valor de R$ 330 mil causou polêmica na cidade. Houve questionamentos sobre o valor, já que comparado com a gestão anterior, outros diversos investimentos de melhoria do abastecimento de água não chegaram a R$ 100 mil. O assunto foi destaque na pauta da câmara de vereadores.

Mandirituba

Até o registro de candidaturas não faltarão especulações em relação aos prováveis candidatos a prefeito em Mandirituba. A mais recente informação de bastidores é que os ex-prefeito Geraldo Cartário e Luiz Carlos Schemin estariam dispostos a formar uma chapa e concorrer para prefeito e vice. Seria a “velha-guarda” voltando ao cenário.

Piên I

Fotos do ex-prefeito de Piên, Gilberto Dranka, que é suspeito de envolvimento na morte do então prefeito eleito Loir Dreveck, se reunindo com vereadores e outras lideranças políticas do município circularam nos grupos de conversas por aplicativos nesta semana. Demonstração de que Dranka retomou suas articulações políticas e de alguma forma vai querer participar da eleição municipal.

Piên II

Na última semana, o prefeito de Piên, João Padeiro (PSD), protocolou junto à Secretaria de Estado da Agricultura solicitação de convênio para a readequação da estrada que liga o centro da cidade até a divisa com Rio Negro. São 8,2 quilômetros de extensão, desde o Distrito Industrial, passando por Poço Frio, até Lageado.

O prefeito de Campo do Tenente, Jorge Quege. Foto: Arquivo/O RegionalCampo do Tenente

O prefeito de Campo do Tenente, Jorge Quege (MDB), acredita que vai encerrar seu segundo mandato sanando os principais compromissos assumidos com a população. Entre eles está a pavimentação da rua Augustinho Tiburski, que fez a ligação da BR 116 com a comunidade do Lageado. Já faziam quase duas décadas que essa importante via não recebia a tão esperada pavimentação.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email