quarta-feira, 24
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 06/06/2012

Contas rejeitadas
O Tribunal de Contas do Paraná – TCE divulgou ontem a lista dos políticos que tiveram contas rejeitadas e poderão ficar impedidos de disputar a eleição de outubro próximo. A lista foi encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral – TRE e está disponível por completo no site do TCE.
Mandirituba
No mínimo três grupos vão disputar a eleição pela prefeitura de Mandirituba neste ano. Uma possível parceria do grupo do atual prefeito Machadinho (PDT) com o grupo do ex-prefeito Adir Palú visando um enfrentamento com o ex-deputado Geraldo Cartário (PTB) é difícil de se concretizar. Por fora ainda correm as candidaturas do PRB, com o sindicalista Júlio Carvalho, e do PSDB, do ex-prefeito Luiz Chemin. De todas essas possibilidades, pelo menos três candidaturas deverão se sustentar.
Piên I
A denúncia de um profissional que trabalhou na obra do futuro terminal rodoviário de Piên predominou na pauta da reunião da câmara de vereadores de ontem. Ele acusa problemas na estrutura da construção e superfaturamento dos trabalhos. Os vereadores da oposição relataram que vão analisar o fato e se houver procedência pretendem levar o assunto para o Ministério Público e o Tribunal de Contas.
Piên II
O prefeito de Piên, Gilberto Dranka (PSD), relatou que não existe nenhum problema com a obra e que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Sedu, responsável pela liberação dos recursos, está acompanhando os trabalhos através do seu corpo técnico. Segundo Dranka, o autor das denúncias teve problemas com a empresa que o contratou e foi dispensado. Por este motivo passou a promover diversas denúncias. “É uma obra com engenheiros responsáveis e que tem a fiscalização do governo estadual”, emendou Dranka.
Ingo Strack/Foto:DivulgaçãoPiên III
E por falar em Piên, o Partido dos Trabalhadores – PT do município bateu o martelo e vai apoiar a candidatura a reeleição de Gilberto Dranka. Uma reunião realizada no último sábado teria selado o acordo. Até o início do mês, o PT apresentava o comerciante Ingo Strack como pré-candidato a prefeito.
Agudos do Sul I
O atual prefeito de Agudos do Sul, Antonio Gonçalves da Luz (PP), deverá concorrer à reeleição no pleito desse ano. E entre as especulações sobre um provável candidato a vice-prefeito, o nome que surge com mais força é do servidor público Jair Hubel (PSB). Funcionário da saúde e com amplo contato junto à população local, ele poderia representar um ganho importante na chapa majoritária.
Agudos do Sul II
Na última semana, o ex-prefeito de Agudos do Sul, Zezo Pires (Dem), relatou a esta coluna que deverá ficar fora da disputa eleitoral neste ano. Segundo ele, o grupo trabalha para encontrar um nome que possa representar o novo na política local. Zezo lembrou que Agudos não tem tradição de reeleger prefeitos e isso é fator positivo para os candidatos da oposição.
Lapa
O vereador Célio Guimarães (PV), da Lapa, destacou neste semana suas principais reivindicações na casa. Citou a sugestão de implantação de academias ao ar livre e do programa ônibus biblioteca para atender escolas rurais. O vereador também informou a liberação de 300 mil reais para a área de saúde através de emenda parlamentar da deputada federal Rosane Ferreira.
Contenda
Está praticamente oficializada a chapa da oposição na disputa pela prefeitura de Contenda. O médico André Saliba (PSC) deverá confirmar em breve que aceita o convite para ser candidato a vice-prefeito na coligação com o pré-candidato a prefeito Ataul Carvalho Junior (PPS). A composição ainda vai oficializar o apoio do PSDB. Somam-se neste grupo 5 vereadores da atual legislatura. Outros partidos de oposição no município estão sendo convidados a integrar o bloco.
Campo do Tenente
Os presidentes do PMDB, PPS, PR, PRB, PT e PTC de Campo do Tenente lançaram nesta semana edital de convocação de seus filiados para a convenção municipal no próximo dia 23 de junho. O grupo, que atualmente comanda a prefeitura e a câmara municipal, vai apresentar neste dia seus candidatos para a eleição de outubro. O vice-prefeito Jorginho Quege (PPS) deverá ser anunciado candidato a prefeito. Há quem aposta que o atual governante, Celso Wenski (PMDB), ainda trabalhe pela reeleição.
Tijucas do Sul
Paulo Ademir Soares, o Paulinho, Manoel Marcos da Silva Maneco e Jose Antônio dos Santos são pré-candidatos a vereador pelo PT de Tijucas do Sul. O partido pretende lançar chapa completa e ainda apresentar um candidato a prefeito. Segundo o presidente da sigla, Claudemir Rocha, ficará aberta a vaga de candidato a vice-prefeito para composição com outra sigla local.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email