domingo, 20
 de 
junho
 de 
2021

Politicando 04/06/2021

Mapa
O Governo do Estado, através do Instituto Água e Terra – IAT e a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba – Comec, lançou nesta semana o mapeamento geológico da área de abrangência territorial dos municípios do primeiro anel da Região Metropolitana. O mapa contribui na orientação dos órgãos públicos e sociedade quanto ao uso do solo, respeitando suas características, restrições e aptidões, e melhor aproveitamento dos espaços urbanos, centrado no desenvolvimento sustentável e no interesse da segurança da população. O mapa está disponível no site da Comec.

Lapa I
O prefeito da Lapa, Diego Ribas (PSD), anunciou nesta semana troca do secretário de Agricultura e Meio Ambiente. Julio Bastos deixou a pasta que agora será comandada pelo veterinário André Cherubini. Outro fato que movimentou a estrutura pública municipal foi a exoneração de dez servidores em cargos de comissão numa só “canetada”. Muitos deles indicações política partidária.

Lapa II
As recentes ações adotadas pelo prefeito Diego Ribas estão sendo bem vistas pela sociedade local, que espera do alcaide pulso firme e uma gestão transparente e de resultados. Inclusive, ainda nesta semana, dando mais uma demonstração de firmeza e serenidade, Diego Ribas rebateu o vereador Fenelon Moreira (PSB) que por vídeo questionou e levantou a desconfiança da falta de informações sobre a vacinação contra a Covid-19.

Fazenda Rio Grande
O prefeito de Fazenda Rio Grande, Nassib Hammad (PSL), assinou nesta semana termo de cooperação com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), representada pelo gerente regional Sul, Alexander Maschio. O termo garante o acompanhamento sem custos para a administração e terá a consultoria da Associação. Com essa iniciativa, o município poderá realizar a pavimentação da Rua Matinhos, considerada como projeto piloto com a tecnologia estimulada pela entidade e que contará com pavimentação permeável e calçadas acessíveis. A obra está orçada em aproximadamente R$ 600 mil.

Contenda I
Na última terça-feira o prefeito de Contenda, Antonio Mostarda (PSL), esteve reunido com o prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem (PSL), para conhecer a proposta de retomada econômica desenvolvida pela equipe do governo campo-larguense. Segundo Mostarda, a intenção é preparar a cidade para futuros investimentos e para isso quer ajustar questões de legislação municipal.

Contenda II
E por falar em Contenda, a prefeitura instituiu recentemente lei que aplica cobrança de uma taxa de custo de limpeza de terreno baldio na área urbana do município. Antes da multa o proprietário será notificado e não havendo limpeza do local a sequência será pela aplicação da taxa.

Paraná
Com saldo positivo acumulado ao longo de todo o ano, o primeiro quadrimestre de 2021 foi o melhor na geração de empregos formais nos últimos 11 anos no Paraná. Entre janeiro e abril, foram abertos 87.804 novos postos de trabalho no Estado, uma diferença expressiva com relação ao mesmo período do ano passado, quando os números fecharam no negativo por causa do período mais restritivo da pandemia da Covid-19. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email