terça-feira, 23
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 03/06/2015

Funcionários fantasmas I
Nesta semana, os deputados estaduais Nereu Moura e Luiz Claudio Romanelli, ambos do PMDB, foram condenados por ato de improbidade administrativa pela contratação de funcionários fantasmas na Assembleia Legislativa. A 3.ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba sentenciou os dois parlamentares e pede a devolução de R$ 317 mil. Os dois deputados também poderão perder o mandato e ter os direitos políticos suspensos por oito e cinco anos, respectivamente.
Funcionários fantasmas II
Segundo texto do juiz Roger Vinicius Pires de Camargo Oliveira, da 3.ª Vara da Fazenda Pública, um dos funcionários fantasmas citados na ação era funcionária da residência da família do senador Roberto Requião (PMDB). Os funcionários fantasmas eram contratados no gabinete da liderança do PMDB na Assembléia Legislativa do Paraná.
Transporte Coletivo
Os prefeitos da região metropolitana não conseguiram avançar junto a Comec – órgão ligado ao governo do estado que trata dos assuntos da grande Curitiba – sobre a integração do transporte coletivo e manutenção de tarifa única. Para os próximos dias a passagem de ônibus deverá subir em boa parte das cidades. Para muitos trabalhadores que fazem o vai-e-vem diário para a capital, o custo benefício do emprego poderá ficar inviável.
Candidaturas com liminar
Qual a vantagem e chance de uma candidatura sob judice ou com liminar? Essa pergunta já está batendo na porta de muitos políticos da região que pretendem disputar a eleição municipal do próximo ano. É que pelo andar da carruagem, Tribunal de Contas e Ministério Público não darão aval para alguns políticos que já exerceram função pública e tiveram problemas na prestação de contas.
Contenda
O ex-vereador Ataulzinho Carvalho (PPS), de Contenda, já recebe incentivos de diversas lideranças locais para disputar novamente a prefeitura do município. No último pleito, em 2012, Ataulzinho ficou em segundo lugar e reforçou seu nome no meio político contendense. Sem mandato, porém ativo na comunidade, o empresário pretende aguardar os próximos meses antes de confirmar uma posição em relação a eleição de 2016.
Agudos do Sul
O governo estadual liberou na última sexta-feira para a prefeitura de Agudos do Sul recursos do Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM) referentes a uma emenda parlamentar do deputado estadual Plauto Miró (Dem). O recurso é no valor de R$ 100 mil e será utilizado para quitação de dois veículos Doblô e um Siena, que já haviam sido adquiridos pelo município no início do ano.
Piên I
O vice-prefeito de Piên, Ingo Strack, deve desembarcar do Partido dos Trabalhadores (PT) nos próximos dias. Seria o segundo passo na intenção de disputar a prefeitura da cidade no próximo ano. As últimas eleições em Piên mostraram uma alta rejeição ao PT e com os escândalos no governo federal muitos pré-candidatos do partido repensam suas posições. Ingo é tido como uma pessoa de total diálogo e de ótima conduta e seus incentivadores acreditam que o peso da sigla poderia influenciar numa eventual disputa.
Leonides Maahs (PR)/Foto: O RegionalPiên II
O presidente da câmara de Piên, Leonides Maahs (foto) (PR), pediu formalmente à agência do Banco do Brasil de Piên e à superintendência da instituição informações sobre a reabertura da unidade local. O banco está fechado há dois meses, desde que foi explodido em um assalto. O fechamento afeta moradores que acabam saindo prejudicados com a dificuldade de acesso aos serviços. A superintendência enviou resposta ao legislativo, informando que a previsão é de que a agência seja reaberta no dia 22 de junho.
Campo do Tenente
O prefeito de Campo do Tenente, Jorge Quege (PMDB), retornou ao cargo nesta semana e destacou o trabalho realizado pelo presidente da câmara, Fuscão Quege (sem partido), enquanto prefeito interino do município. Jorge Quege ressaltou apenas que o projeto de lei enviado por Fuscão para a câmara de vereadores que prevê folga aos servidores no dia dos seus respectivos aniversários não tem sua concordância. “Nosso quadro de funcionários é pequeno e já temos muitos feriados no ano”, disse o prefeito.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email