segunda-feira, 27
 de 
setembro
 de 
2021

Politicando 03/09/2021

Prefeito Nassib Hammad (PSL). Foto: Arquivo/O Regional

Cassação na Fazenda Rio Grande I

Após uma rápida batalha jurídica no Tribunal de Justiça do Paraná por conta do Mandado de Segurança impetrado pelo prefeito Nassib Hammad (PSL) contra o Processo da Comissão Parlamentar de Inquérito que pede a cassação do seu mandato, será realizada amanhã a seção legislativa com a votação do pedido de afastamento de Nassib Hammad. Há uma grande expectativa no município em torno dessa reunião e intensa movimentação nos bastidores da política local.

Cassação na Fazenda Rio Grande II

A situação política em Fazenda Rio Grande dividiu o mesmo grupo que ganhou a eleição municipal no ano passado. De um lado está o prefeito Nassib Hammad com o apoio do deputado estadual e presidente do PSL, Fernando Francischinni, e do outro o grupo do vice-prefeito Marcos Marcondes e maioria absoluta dos vereadores com o apoio do deputado federal e presidente do Pros, Toninho Wandscheer. O Jornal O Regional transmite amanhã nas suas redes sociais a reunião que vai tratar do processo de cassação.

Piên

O prefeito de Piên, Maicon Grosskopf (Republicanos), poderá chegar ao final do ano com o maior pacote de obras contratadas no município em toda a história. São investimentos ligados principalmente na área de infraestrutura, com destaque para as pavimentações asfálticas. Além de recursos próprios, o maior montante são verbas destinadas pelo governo estadual. Vale lembrar que o governador Ratinho Junior (PSD) apoiou o atual prefeito pienense.

Lapa

Na Lapa, já está muito claro a postura de independência política do prefeito Diego Ribas (PSD) em relação aos grupos tradicionais da política local e que por muitos mandatos tiveram grande influência, presença em cargos e poder de decisão na prefeitura. Com um estilo de maior diálogo com a população e a construção de maioria no poder legislativo, Diego tem chances de mudar o cenário político local.

Contenda

Uma das preocupações no município de Contenda nos últimos anos vem sendo a ocupação desordenada do solo, com o surgimento de muitas edificações sem a devida regulamentação. A atual gestão da prefeitura anunciou agora a contratação do novo Plano Diretor Municipal, que entre outras coisas poderá corrigir distorções e promover um crescimento controlado e programado, respeitando condições de solo e ambientais.

Transporte coletivo rural

Muitos municípios estão tendo que ajustar o transporte de pessoas das comunidades rurais e bairros com o centro da cidade. Já por muito tempo o Ministério Publico acionou as prefeituras para que não façam o transporte coletivo de pessoas com o transporte escolar. Neste caso, há necessidade de contratação de empresas especializadas através de processo licitatório ou chamamento público.

Alep

O Ministério Público do Paraná, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e em conjunto com os Ministérios Públicos de Goiás e de São Paulo, cumpriu ontem 16 mandados de busca e apreensão em investigação que apura possível associação criminosa que estaria atuando para ocultar valores pertencentes a um ex-diretor geral da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O ex-diretor geral é réu em diversas ações propostas a partir de investigações do caso que ficou conhecido como “Diários Secretos” e que apuraram desvios de recursos públicos na Assembléia Legislativa.

Safra

Uma das reivindicações dos produtores de soja paranaenses, liderados pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e por entidades representantes do segmento, foi atendida pelo Ministério da Agricultura. As publicações das Portarias 388 e 399 trazem uma série de restrições para os produtores de soja, com vistas a garantir a efetividade do Plano Nacional de Controle da Ferrugem da Soja (Portaria 306). Ao mesmo tempo altera o calendário de semeadura, de 13 de setembro a 31 de janeiro, respeitando critérios que podem beneficiar os produtores.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email