segunda-feira, 26
 de 
julho
 de 
2021

Politicando 02/07/2021

Anúncio da criação de uma nova ligação entre Mandirituba e São José dos Pinhais. Foto: Fernando Ogura/ AEN

Nova rodovia
A notícia mais comemorada na região foi o anúncio pelo Governo do Estado, através da Comec, da contratação do projeto executivo para criação de uma nova ligação metropolitana entre Mandirituba e São José dos Pinhais. A nova estrada vai favorecer todos os municípios do Suleste, que ganharão uma possibilidade de ligação com a BR 376 e o litoral mais rápida e econômica. Segundo o presidente da Comec, Gilson Santos, o governador Ratinho Junior tem grande interesse na concretização da obra.

Fazenda Rio Grande I
Na última quarta-feira a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da câmara de vereadores de Fazenda Rio Grande, composta pelos legisladores Fabiano Fubá, Enfermeiro Zé Carlos e Rafael Campaner, emitiu parecer favorável à denúncia e pedido de cassação do prefeito Nassib Kassem Hammad. Agora será aguardada por parte do presidente da casa, vereador Alexandre Maringá, a tramitação do processo para apreciação e votação em plenário.

Fazenda Rio Grande II
A Prefeitura de Fazenda Rio Grande lamenta profundamente o falecimento do secretário de Meio Ambiente Luiz Carlos Souza. Segundo nota do Poder Executivo, jovem e dinâmico, Souza vinha desenvolvendo um bom trabalho à frente das tarefas e desafios cotidianos.

Prefeitos
A semana foi de desfile de prefeitos na capital para receber veículos destinados pelo Governo do Estado para as secretarias municipais de saúde. Da região praticamente todos os governantes estiveram no Palácio para receber os carros e fazer as tradicionais fotos com os deputados aliados. Exceto o prefeito de Fazenda Rio Grande, Nassib Kassem Hammad, que cumpriu agenda em Brasília. O governador Ratinho Junior anunciou 1.200 veículos para as prefeituras.

Campo do Tenente
O vereador Juliano da Silva (PV), de Campo do Tenente, vem acompanhando os trâmites para que seja colocada em prática sua indicação de utilização de um ônibus, pela prefeitura, para servir como unidade móvel de atendimento médico. Segundo ele, o objetivo é levar o atendimento de forma itinerante até as comunidades onde a população tem dificuldade de se locomover até as unidades de saúde. Ele comenta ainda que é possível associar outros serviços públicos à estrutura para atender os bairros.

Lapa I
Foi criada na Lapa a Associação Juventude Lapeana em Ação (JLA). O objetivo do grupo é unir jovens que estão dispostos a trabalhar e construir ações para uma cidade melhor. Liderada pelo jovem Fabiano Cordeiro, o grupo já conta com muitos participantes e atualmente está realizando campanhas de arrecadação de alimentos e agasalho. Além de ações sociais, o grupo quer criar mecanismos para apresentar sugestões nas mais diversas áreas.

Lapa II
Os dois partidos mais votados para o legislativo da Lapa – PSB e MDB – encontram-se em processo de rescisão e reestruturação. Isso acontece pelo fato de que ambos os grupos estão divididos entre apoiar o atual governo do prefeito Diego Ribas (PSD) ou fazer oposição. Uma coisa é certa, muitas lideranças já procuram e articulam outras siglas para que seus objetivos particulares não sejam prejudicados pela orientação partidária.

Licitações
Nesta semana foi lançada a terceira edição do Manual de Licitações. O conteúdo, atualizado de acordo com as decisões mais recentes do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) relativas ao tema, foi elaborado em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) e o Governo do Estado, por meio do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme).

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email