sexta-feira, 19
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 01/03/2024

Politicando
Politicando

Piên

Relações um pouco estremecidas entre a câmara de vereadores de Piên e o poder executivo nas últimas semanas, especialmente na reunião ordinária da última terça-feira. Para muitos, algo natural nesse ano e que pode se estender até a eleição municipal. Por outro lado, a prefeitura mantém um ritmo acelerado de obras e importantes entregas para a população, especialmente na área de infraestrutura. O prefeito Maicon Grosskopf destaca como fatores positivos o bom desenvolvimento de projetos e a parceria de recursos junto ao Governo do Estado.

Rio Negro

O ex-vereador e radialista Gari Vinicius, de Rio Negro, vem articulando junto ao mundo político do município uma eventual candidatura a prefeito na eleição de outubro próximo. Há conversas neste sentido com o ex-prefeito Milton Paizani.

Campo do Tenente

Em Campo do Tenente existem várias movimentações em torno de novas filiações partidárias. Há ainda o indicativo de três pré-candidaturas na disputa pela prefeitura. O atual prefeito Weverton Vizentin, do União Brasil, o vice-prefeito e empresário João Paulo Negrelli, o Baby, com o PSD, e o ex-prefeito Jorginho Quege, PSB, ou o seu irmão o vereador Fuscão Quege, possivelmente pelo Progressista.

Tijucas do Sul

Mês de março é bastante decisivo para o arranjo partidário daqueles que pretendem disputar a eleição municipal em outubro próximo. Há um forte cenário em Tijucas do Sul para uma disputa majoritária envolvendo apenas duas chapas. No entanto, nos últimos dias surgiu como alternativa para uma terceira candidatura a prefeito o nome do ex-vereador Silvio Valoski.

Colombo

O vice-prefeito e secretário de Educação de Colombo, Alcione Luiz Giaretton, foi afastado das funções na manhã de ontem após uma operação realizada pela Polícia Federal (PF). A polícia informou que a operação visa combater fraudes em licitações e sobrepreço de livros infantis. Além de Colombo, mandados também foram cumpridos em endereços de Curitiba. Além do afastamento, a operação da PF determinou o sequestro de mais de R$ 2 milhões do vice-prefeito em bens.

Capacitação

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná concluiu seu Plano Anual de Capacitação para o exercício de 2024. O anúncio foi feito pelo presidente da Corte, conselheiro Fernando Guimarães, na sessão ordinária realizada presencialmente em 21 de fevereiro. O documento, elaborado pela Escola de Gestão Pública (EGP) do TCE-PR, tem como finalidade “proporcionar o desenvolvimento de seus servidores e nortear a capacitação dos servidores públicos estaduais, municipais e da sociedade civil enquanto controle social”, buscando “identificar as principais demandas de capacitação, tanto internas quanto externas, que impactam nas atividades do TCE-PR”.

Prestação de Contas

As 399 prefeituras do Paraná já podem enviar as prestações de contas referentes ao exercício financeiro de 2023 dos chefes do Poder Executivo municipal. A documentação deverá ser encaminha ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) por meio do Portal e-Contas Paraná. O prazo para o envio é o dia 31 de março. A PCA dos prefeitos é normatizada pela Instrução Normativa nº 172/2022, de 11 de julho de 2022. Neste ano, foi publicada a Nota Técnica nº 25/2024 – CGF (Coordenadoria-Geral de Fiscalização), que dispõe sobre alteração e acréscimos nos anexos I e II da Nota Técnica nº 16/2022, a qual dispõe sobre a relação dos documentos que compõem a PCA.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email