A prefeitura de Pinhais, em um trabalho conjunto entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Governo e Obras Públicas, implantou placas de sinalização turística da Rota da Cerveja. Foram 24 placas instaladas em pontos estratégicos do município.
A Rota da Cerveja Artesanal de Pinhais foi criada pela lei nº 1834, de 2017, com o intuito de incentivar a produção local de cerveja, por meio de micro cervejarias. A iniciativa também objetivou difundir a cultura milenar de produção de cerveja artesanal, em fortalecimento ao turismo regional, além de estimular a comercialização de cervejas artesanais, produzidas a nível local, mediante a promoção de eventos de cunho cultural e turístico e promove atividades de produção e comercialização voltadas à geração de emprego.
De acordo com a turismóloga do Departamento de Eventos e Turismo (Detur), Fabiana Moraes Miguel, as placas são importantes para orientar os turistas e intensificar o fluxo de pessoas na região. “Elas geram curiosidade, auxiliam os visitantes e organizam a atividade turística na cidade. As placas foram elaboradas pelo Detur e Departamento de Comunicação e Cerimonial e instaladas pelas equipes da SEMOP”, explica Fabiana, detalhando os investimentos. “Os recursos são provenientes do Fundo Municipal de Turismo, e foram destinados para este fim após votação e aprovação dos membros do Conselho Municipal de Turismo. A principal função da confecção deste tipo de sinalização é o fortalecimento e a divulgação da Rota da Cerveja Artesanal de Pinhais”, completa.