segunda-feira, 29
 de 
novembro
 de 
2021

Começa prazo para pagamento do licenciamento anual de veículos

Proprietários devem estar atentos ao prazo de pagamento do licenciamento anual. Foto: Arquivo/O Regional

Proprietários de veículos emplacados no Paraná devem estar atentos ao calendário de pagamento do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV), exercício 2021. O prazo para pagamento do licenciamento anual varia conforme o final das placas.

Veículos com placas finais 1 e 2 devem ter o licenciamento quitado em agosto; para as placas que terminam com dígito 3, 4 e 5, o vencimento ocorre em setembro; para o final 6, 7 e 8, o prazo expira em outubro; e as placas com final 9 e 0 têm prazo final de quitação em novembro. Desde o ano passado, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) não está mais emitindo a carta de aviso enviada aos proprietários, por medida de economia aos cofres públicos neste momento de pandemia.

O despachante Vanderlei Anderle, de Agudos do Sul, detalha que o valor é de R$ 86,50 para todos os veículos. “A guia pode ser emitida pela Internet, acessando o site do Detran e pelo atendimento presencial em qualquer despachante e ainda podendo ser agendando pelo site o atendimento para um posto do Detran”, explica Anderle, reiterando o processo de digitalização do CRLV, que não está mais sendo emitido em papel-moeda desde 1º de janeiro de 2021, em cumprimento da Deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). “É possível baixar o arquivo digital pelo aplicativo do DENATRAN Carteira Digital, pela Internet acessando o site do Detran, ou em qualquer despachante”, orienta.

Anderle reforça ainda as penalidades previstas para quem circular com um veículo que não esteja devidamente licenciado. “O motorista que for flagrado circulando com um veículo que não esteja licenciado estará cometendo uma infração de trânsito gravíssima. O artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro prevê aplicação de multa no valor de R$ 293,47, perda de sete pontos na carteira de habilitação e apreensão do veículo. Somente após a quitação do licenciamento, IPVA, multas e seguro obrigatório, o Detran-PR emite o certificado de registro e licenciamento do veículo, documento de porte obrigatório que reconhece a total obediência à legislação”, finaliza.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email