segunda-feira, 29
 de 
novembro
 de 
2021

Julho tem queda no número de novos casos e óbitos por Covid-19

Uso de máscara e álcool gel permanece como medida de prevenção ao novo coronavírus. Foto: José Fernando Ogura/AEN

Os últimos meses foram de índices alarmantes relacionados à pandemia da Covid-19 em todo o suleste paranaense. No mês de julho, no entanto, os dados apontam para uma queda considerável no surgimento de novos casos e óbitos causados pela doença.

Conforme os números, no mês passado foram 2.338 casos novos registrados nas dez cidades da região, número bem abaixo do contabilizado em junho, que foi de 5.177. Já em relação aos falecimentos, a queda foi de 50% entre junho e julho, passando de 143 para 71.

O cenário para novos diagnósticos é um dos melhores desde o mês de abril, quando os índices caíram e, nos meses seguintes, cresceram novamente, e em relação às mortes, desde maio os números vêm sinalizando para uma queda. Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aponta que 142 municípios do Paraná não registraram óbitos por Covid-19 em julho, cerca de 35,5% dos 399, enquanto 89 cidades tiveram um óbito n(22,3%) e 42 municípios (10,5%) dois óbitos e apenas 36 municípios tiveram mais de 10.

Recentemente, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reiterou que a vacinação é um dos fatores determinantes para o enfrentamento à doença, e reforçou a necessidade da população manter todos os cuidados necessários de prevenção ao coronavírus. “Os dados indicam novamente para os efeitos da vacinação, que é o nosso melhor remédio contra a pandemia. O primeiro semestre foi realmente complicado, passamos por momentos de restrições mais severas, mas a expectativa é grande para os próximos meses. Queremos que as cidades paranaenses estejam cada vez mais protegidas e preparadas para a retomada da economia”, afirmou.

Dos dez municípios locais, conforme o balanço da Sesa, apenas Tijucas do Sul não registrou óbitos em julho.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email