segunda-feira, 29
 de 
novembro
 de 
2021

Pinga Pinga 29/10/2021

Família circense Zanghetini, em Campo do Tenente. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Campo do Tenente

A prefeitura de Campo do Tenente, através da Secretaria de Educação, iniciou a Semana Cultural com Espetáculo Circense, trazendo a família circense Zanghetini, que apresentou um espetáculo artístico, com histórias e brincadeiras lúdicas, malabares, palhaços, equilíbrio sobre monociclos, e muitas outras atrações.

Na manhã da última terça-feira, o prefeito de Fazenda Rio Grande, Dr. Nassib promoveu o 1°curso de capacitação para os agentes fiscalizadores. Matheus Laiola, delegado da Polícia Civil do Paraná e chefe da Delegacia do Meio Ambiente no Paraná, foi quem ministrou a capacitação.

Matheus trouxe exemplos da prática de abordagem na parte de fiscalização nas ações ambientais, mostrando sua vivência e experiência para os guardas municipais do município, junto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Para agregar esta parceria que estará dando ênfase na prática para o monitoramento dos crimes ambientais da cidade, esta é a primeira das capacitações que a Secretaria de Meio Ambiente está desenvolvendo junto com a Secretaria de Defesa Social.

A prefeitura de Contenda divulgou nesta semana a programação especial do 70º aniversário de emancipação política do município. Celebrado no próximo dia 14 de novembro, a agenda conta com várias atividades de entretenimento, como esportes, feira, ato cívico e atrações musicais.

A Secretaria de Educação de Mandirituba adota o Método Fonovisuoarticulatório, conhecido como Método das Boquinhas, que utiliza-se de estratégias fônicas, visuais e articulatórias, sendo indicado para alfabetizar quaisquer crianças e mediar e reabilitar os distúrbios da leitura e escrita.

Nesta semana, as professoras multiplicadoras do método, Suelia Pinheiro e Christiane Oliveira, juntamente com a Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, estiveram visitando as salas de aulas das turmas de 1º a 3º ano das escolas municipais.

Na última semana, a Secretaria de Educação de Tijucas do Sul recebeu as representantes das Equipes Pedagógicas do Núcleo Regional de Educação Área Metropolitana Sul. A pauta foi o planejamento para o processo de transição dos estudantes públicos da Educação Especial e do quinto para o sexto ano.

A Lapa recebeu na última segunda feira, um grupo da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, da cidade de Ponta Grossa. Eles conheceram as estruturas do 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado e realizaram uma visita técnica nos pontos turísticos da cidade.

O Comandante General Sérgio Martins lembrou que esta visita faz parte de um exercício de adestramento militar, “temos o dever de nos preparar para o combate, realizando aqui uma operação ofensiva do tipo de aproveitamento do êxito.

Fazenda Rio Grande participou pela primeira vez em sua história, dos Jogos da Integração dos Idosos, em Guaratuba. No total, oito atletas representaram o município nas modalidades tênis de mesa, peteca e dominó.

Mesmo sem resultados vitoriosos, a primeira participação nos jogos mostrou que o município que já havia conquistado recentemente a modalidade +50 de futebol e está valorizando a prática desportiva dos idosos.

Alunos da rede municipal de Quitandinha receberam palestras sobre cuidados e proteção animal. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em comemoração ao Dia dos Animais, realizou durante todo o mês, palestras referentes aos cuidados e proteção animal, para os alunos do quinto ano.

As palestras foram ministradas pelas biólogas municipais Anny Williams, Deborah Reis e o Estagiário Felipe, tendo como objetivo instruir os alunos sobre guarda responsável, castração, casos de maus tratos, abandono, e o foco principal, ensinar as crianças sobre amor e respeito aos animais.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email