segunda-feira, 29
 de 
novembro
 de 
2021

Cidades fecham mês de setembro com números positivos nas contratações

Cidades fecham mês com saldo positivo de contratações. Foto: José Fernando Ogura/AEN
Com um saldo de 535, cidades retomam a geração de empregos. É o que mostra o levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)

Os municípios da região suleste fecharam o mês de setembro com números positivos de contratações de 535. A exceção ficou com Tijucas do Sul que teve o registro de 73 contratações e 82 demissões, mostram dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O coordenador da Agência do Trabalhador da Lapa, Odinir Santos Tenório, afirma que a prefeitura faz visitas frequentes a empresários da região, com objetivo de buscar novas vagas de emprego. “A gente entende que é fundamental visitar os empresários da região, buscando novas vagas de emprego”, comenta.

Segundo o coordenador, além de buscar novas vagas de emprego, a prefeitura da Lapa faz uma força tarefa para que os candidatos tenham uma formação mínima e estejam frequentemente se capacitando. “A gente oferece com frequência palestras de capacitação para nossa população, com parcerias com o Sebrae”, aborda.

O coordenador da Agência do Trabalhador da Lapa reconhece que é necessário estimular os candidatos a concluírem os estudos e os capacitá-los. “Às vezes a pessoa termina o estudo e não tem uma experiência. Então buscamos oferecer cursos técnicos para preparar nossos moradores”, afirma Odinir.

O secretário de Indústria, Comércio e Trabalho de Tijucas do Sul, Juliano Santos, afirma que a Agência do Trabalhador do município trabalha para a abertura de novos postos de trabalho, inclusive buscando oportunidades em outras cidades. “A gente visita e entra em contato com diversas empresas de cidades vizinhas para tentar a abertura de novas vagas de emprego”, comenta o secretário. Santos reforça que a Agência do Trabalhador orienta os colaboradores a importância do comprometimento na prestação dos serviços.

Panorama do Estado – O Paraná completou o nono mês consecutivo com números positivos de contratações, segundo o Caged. Foram 15.059 vagas de trabalho abertas no mês de setembro, ficando o Paraná com 168.597 contratações, com o quarto melhor índice nos números se comparado com outros estados. O Estado fica atrás apenas de São Paulo (786.628), Minas Gerais (290.082) e Santa Catarina (176.789).

Segundo o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, mesmo com a pandemia do coronavírus, o Paraná vive um bom momento de desenvolvimento e geração de emprego e renda em alta. “O desempenho positivo registrado pelo Caged de setembro só reforça que o Estado está no caminho certo e que a retomada da economia está mesmo acontecendo”, disse o governador.

Dos 399 municípios do Estado, 284 tiveram saldo positivos no mês de setembro, o que representa 71% de todas as cidades. Em 21 cidades houve o registro de estabilidade e em outros 94, o registro foi negativo. Nos nove meses de 2021, 93% dos municípios mais abriram vagas do que fecharam.

Caged Setembro. Arte: O Regional



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email