quarta-feira, 1
 de 
dezembro
 de 
2021

Campo do Tenente celebra 60 anos, com avanços em infraestrutura

Cidade celebra hoje seus 60 anos de história. Foto: Arquivo/O Regional
Município deixou de pertencer a Rio Negro oficialmente em 29 de outubro de 1961

O município de Campo do Tenente completa hoje 60 anos de emancipação. A história da cidade começou por volta do ano 1816, quando João da Silva Machado investiu na colonização da região e levou para o município de Rio Negro 50 casais de açoarianos. No ano de 1829, imigrantes alemães começaram a chegar a Rio Negro e contribuíram de maneira decisiva para o povoamento dessa região.

Com isso, os tenenteanos começavam a se organizar. Registros dão conta que aproximadamente em 1847, a cidade passou a ser ocupada efetivamente. Dois fatores teriam sido essenciais para o avanço do local: a inauguração da estrada de ferro, no ano de 1894, e a chegada da energia elétrica. A distribuição ocorreu de maneira gratuita no ano de 1907 e teria sido um presente para a comunidade oferecido pelo major Henrique Stahlke, que instalou uma indústria, gerando energia elétrica e favorecendo os moradores da região.

Em uma divisão territorial no ano de 1936, Campo do Tenente era nomeado como Distrito Administrativo e Judiciário do município de Rio Negro. Em janeiro de 1961, uma lei estadual sancionada pelo governador da época, Moysés Lupion, criou Campo do Tenente, com um território desmembrado de Rio Negro. A instauração ocorreu no dia 29 de outubro de 1961 e o primeiro prefeito da cidade foi Victor Bussmann. Desde então, o município vem se desenvolvendo e completa hoje seis décadas.

O prefeito Weverton Vizentin parabenizou a cidade e explicou que a prefeitura preparou uma série de comemorações. “A gente fica feliz pelo aniversário da cidade, pelos seus 60 anos de avanço e desenvolvimento. Por isso preparamos uma série de atividades alusivas ao aniversário do nosso município”, disse o prefeito.

O vice-prefeito Baby Negrelli afirma que é um privilégio poder administrar a cidade neste aniversário de 60 anos. “A gente se sente privilegiado por fazer parte da administração da cidade e junto com o prefeito Weverton Vizentin buscamos deixar a vida dos tenenteanos cada dia melhor”, disse o vice-prefeito.

Programação – Uma missa em Ação de Graças será promovida pela Igreja Matriz Cristo Rei nesta sexta-feira às 9 horas, no modelo drive-in, no pátio do posto Nuele e contará com a presença dos cantores Álvaro e Daniel. Também hoje ocorrerá a 1ª feira gastronômica em frente à prefeitura, das 13 às 19 horas. A programação do dia tem ainda um duelo de laço comprido no CTG. Também haverá um show com Paulinho Mocelin. Um jantar para os servidores públicos, com organização da prefeitura, foi promovido ontem. A prefeitura reforça que toda organização conta com protocolos sanitários.

 



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email