segunda-feira, 29
 de 
novembro
 de 
2021

Politicando 29/10/2021

Reunião sobre elaboração do novo Plano Diretor de Tijucas do Sul. Foto: Divulgação

Tijucas do Sul

O presidente da Comec do Governo do Estado, Gilson Santos, recebeu nesta semana o prefeito de Tijucas do Sul, Altair Gringo (PP), o vice-prefeito Professor Claudemir (Pros), equipe técnica da prefeitura e da empresa responsável pela elaboração do novo Plano Diretor do município. Houve uma ampla apresentação do trabalho que está sendo realizado e ao final do encontro Gilson Santos elogiou a prefeitura pela proposta do novo planejamento urbano, ambiental e de mobilidade.

Pedágios

O fim da cobrança de pedágio a partir do próximo mês em várias rodovias do Paraná é aguardado com grande expectativa pela população. Por outro lado, algumas prefeituras sofrerão um grande impacto na sua receita, já que existe tributação sobre a cobrança do pedágio em seus municípios. Lapa e Contenda, por exemplo, serão afetadas diretamente.

Empregados

Outro fator que também precisa ser considerado com o fim das cobranças de pedágio no Paraná é que as empresas concessionárias deixam de atuar e com isso vão promover dispensa em massa dos seus empregados. Ainda não existe um levantamento concreto do número de demissões, mas será expressivo levando em conta o tamanho dos municípios da região.

Prefeitos

Já tem alguns prefeitos cansados da quantidade de encontros realizados pelas mais diversas associações e entidades neste ano. Os mais críticos já deixaram de participar e não escondem a desilusão em todas as vezes ter que servir de plateia para ouvir o mais do mesmo. Inclusive, perdem tempo porque deixam seus afazeres no município para assistir conteúdos já batidos. E o pior, recurso público com diárias e quando precisam sediar e custear despesas desses eventos.

Deputado cassado I

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu ontem pela cassação do mandato do deputado estadual Fernando Francischini (PSL). Ele foi julgado pela acusação de disseminação de notícias falsas sobre fraudes nas urnas eletrônicas durante as eleições de 2018. A corte também votou pela inelegibilidade de Francischini por oito anos. Com essa decisão, outros dois deputados perderão os mandatos.

Deputado cassado II

Sem os votos de Fernando Francischini, o PSL perderá boa parte da sua bancada. Além do deputado Subtenente Everton, que já perdeu o mandato, outros dois parlamentares terão que deixar a Assembleia Legislativa, Emerson Bacil e Do Carmo. Ou seja, outros quatro novos deputados serão nomeados na casa.

Rio Negro I

Nesta semana, populares da cidade de Rio Negro foram às ruas e à reunião da câmara de vereadores para protestar contra falta de segurança no município, especialmente nas comunidades do interior. A popular Valdirene Agostin fez uso da palavra livre na casa legislativa e emocionada expôs a fragilidade da segurança pública e inclusive o fato do furto seguido de violência sexual que ocorreu recentemente no município. “Se isso fosse com a mãe ou a filha de vocês, como vocês estariam se sentindo?”, disse em referência as autoridades.

Rio Negro II

Na quarta-feira o prefeito James Valério (PSD) esteve reunido com o comando da Polícia Militar para tratar do tema. Ele falou sobre os protestos e a dificuldade que o atual contingente de policiais da cidade encontra para combater o aumento da criminalidade. O prefeito também realizou reuniões com a direção da Sanepar, sobre extensão da rede de esgoto, e com o Sebrae, sobre novas oportunidades de investimentos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email