sábado, 24
 de 
fevereiro
 de 
2024

Pinga Pinga 23/09/2022

Pinga Pinga
Pinga Pinga

A Secretaria de Saúde de São Bento do Sul recebeu, na última terça-feira, os resultados de exames laboratoriais confirmando dois casos da varíola dos macacos na cidade, a Monkeypox, doença causada pelo vírus com o mesmo nome. Um dos pacientes já está recuperado e o segundo está em isolamento domiciliar.

A pasta informou que os casos são considerados autóctones, ou seja, os pacientes se contaminaram com o vírus na própria cidade ou região, pois não há registros de viagens recentes para ambos. Detalhes sobre os pacientes, como sexo, idade ou bairro onde residem não serão divulgados.

Segundo o secretário de Saúde, Marcelo Marques, em nenhum dos casos houve maior gravidade e os pacientes estão bem, detalhando que o que permanece isolado está sendo acompanhado por uma equipe da pasta. “Com a confirmação, a secretaria realizou imediatamente as medidas de controle, como isolamento e rastreamento de contato”, explicou.

Nas eleições gerais, a chamada ‘colinha’ é um documento para auxiliar os eleitores na hora da votação. Evita confusões devido ao número de cargos e reduz as filas nas seções eleitorais.

Neste ano, são cinco cargos para votar, na seguinte ordem: deputada ou deputado Federal com quatro dígitos, deputada ou deputado estadual com cinco dígitos, senadora ou senador com três dígitos, governadora ou governador com dois dígitos e presidente da República com dois dígitos.

O Museu Histórico Professora Maria José França Foohs, em Rio Negro, iniciou a 16ª Primavera de Museus em Rio Negro. O tema para 2022 é ‘Independência e museus, outros 200, outras histórias’.

A exposição alusiva à data no Museu rio-negrense estará disponível até o dia 25 de setembro. As visitas podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, sábado e domingo das 13h30 às 17 horas. Entrada gratuita.

A área da saúde bucal em Piên está contando com um serviço na área de exames radiográficos. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o município dispõe de radiografia periapical, um dos procedimentos mais usados pelos cirurgiões-dentistas.

Essas radiografias ajudam no diagnóstico de várias doenças bucais e auxiliam no planejamento do tratamento e fornecem aos dentistas informações que nem sempre eram obtidas no exame clínico.

A coordenadora de saúde bucal, Thais Maria Tschoeke, conta que antes, quando os pacientes precisavam deste exame, eram encaminhados para realizar em um consultório particular, e que agora, com aparelho de Raio-x, os exames são centralizados na Unidade de Saúde Central.

De acordo com a secretária de Saúde, Mayara Grosskopf, estes atendimentos são feitos todas as quintas-feiras e agendados conforme o cronograma da unidade, por meio de solicitação de um dentista da rede municipal de Saúde.

Com objetivo de ampliar a segurança aos usuários dos serviços públicos, servidores e comunidade em geral, a prefeitura de Contenda está implantando 16 câmeras de segurança que foram distribuídas entre as unidades de saúde do município e no Hospital Municipal Miquelina Franco e Elisa Padilha.

A medida, segundo o secretário de Saúde, Paulo Sergio da Silva, é similar ao que já acontece em outras cidades, como Foz do Iguaçu, Quatro Barras, Piracicaba, Xaxim, Araxá, entre outras.

No Hospital de Contenda foram implantados pelo município cinco câmeras, entre entrada e corredores, enquanto que nas UBS do Departamento, Centro Social, Catanduvas do Sul e farmácia receberam outras duas cada. Jardim Social e Campestre receberam uma. Na central de monitoramento também haverá um equipamento.

A prefeitura de Pinhais realiza, neste sábado, mais uma edição do Evento de Adoção de Cães e Gatos, no Bosque Municipal. A ação é desenvolvida pela Secretaria do Meio Ambiente, pela equipe Divisão do Bem-Estar Animal, que estará no local das 13h30 às 17h30.

No evento, haverá cães e gatos para adoção, todos devidamente castrados e vacinados. Os interessados em doar algum animalzinho, devem se inscrever previamente com a Divisão de Bem-Estar Animal, pelos telefones 99278-5550 e 99266-7674.

Os eventos de adoção acontecem mensalmente em Pinhais. O município também tem o site Adoção VirtuAU, com cães e gatos que podem ser adotados. O site oferece informações, fotos dos bichinhos e contato do tutor responsável.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email