segunda-feira, 14
 de 
junho
 de 
2021

Pinga Pinga 15/05/2020

As pequenas chuvas ocorridas nesta semana já animaram muitas famílias na região. A preocupação com a falta de água e a irrigação do solo também está em alta neste momento. Vale ressaltar que o volume de chuvas ainda é baixo e o racionamento de água continua.

A Mundi Soft em Piên está como sempre se reinventando. A direção da escola busca aproximar o ensino às necessidades dos seus alunos. Recentemente, por conta da pandemia, a escola iniciou alguns cursos com aulas online.

Esta oportunidade está sendo muito bem vista, principalmente para aqueles que estão em isolamento, ou até período de férias, e querem qualificar-se para o mercado de trabalho. Para quem deseja saber mais, o contato é o 3632-1373.

Iniciou ontem em Piên a entrega dos cartões do Programa Comida Boa, do governo do Estado. O programa é operacionalizado por meio de um voucher com QR Code, para evitar falsificações. O valor de cada vale será de R$ 50,00 e poderá ser gasto nos comércios cadastrados.

A entrega destes cartões as famílias em situação de vulnerabilidade social, inscritas no cadastro único do Governo Federal e beneficiarias do Bolsa Família está sendo feita no Cras, no bairro de Avencal, próximo ao ginásio de esportes, das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas.

Para receber este cartão, é necessário a apresentação do CPF. Esta entrega segue um cronograma conforme o mês de nascimento, para evitar aglomerações. Ontem, foram entregues os cartões dos nascidos em janeiro e fevereiro.

Hoje, dia 15 de maio, a entrega será para os nascidos em março e abril, segunda-feira, para os nascidos em maio e junho, na terça, para os nascidos em julho e agosto, na quarta para os de setembro e outubro, na quinta, novembro e dezembro.

A vacinação contra a gripe se mostra como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. Neste ano, o Ministério da Saúde, por considerar o momento atual de propagação do coronavírus no país, decidiu adequar a campanha.

Além da antecipação dos grupos prioritários, houve alteração no calendário da 3ª fase, a qual foi dividida em duas etapas. Na primeira, que iniciou dia 11 e segue até dia 17 de maio, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias.

Na segunda etapa, que vai do dia 18 de maio a 06 de junho, serão vacinados adultos de 55 a 59 anos, professores das escolas públicas e privadas. É importante ficar atento nestas datas e buscar estar em dia com a sua vacinação.

No dia 7 de maio, o governo do Estado por meio de decreto, declarou Estado de Emergência Hídrica pelo período de 180 dias. Instituindo ações emergenciais, medidas de fiscalização, sanções para infratores e liberdade para execução de ações que visam diminuir o consumo, entre outras medidas.

Tal medida foi tomada por conta da pior estiagem que o Estado está passando nas últimas décadas, que se consolidou de vez desde o fim de 2019, ano cujo verão choveu pouco e fez acender de vez as luzes de alerta para a capacidade dos rios e reservatórios.

Para Angela Melechenko, Bióloga da Secretaria de Educação, Esportes e Cultura de Quitandinha, a falta de chuva será uma constante nos próximos tempos. “A tendência é que a estiagem continue, já que as estações de Outono e Inverno são as mais secas”, descreveu.

De acordo com informações da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), a situação já está complicada no estado todo. Duas das principais barragens, que servem para reservar a água das chuvas, já estão em estado de alerta, como é o caso da barragem do Passaúna e do Iraí.

Com o surgimento de novos casos da Covid-19 na região, muitas cidades emitem o alerta para o fechamento do comércio. Enquanto os órgãos de saúde reforçam um maior isolamento, comerciantes insistem na prevenção, com máscaras, luvas e álcool em gel para se manterem abertos.

Prefeitura Tijucas do Sul. Foto: Arquivo/O RegionalSeguem até o próximo dia 26 de maio as inscrições para o novo processo seletivo em Tijucas do Sul. As mesmas são gratuitas e podem ser feitas pelo site da prefeitura (foto) que é o www.tijucasdosul.pr.gov.br. Mais informações através do (41) 3629 1186.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email