As pequenas chuvas ocorridas nesta semana já animaram muitas famílias na região. A preocupação com a falta de água e a irrigação do solo também está em alta neste momento. Vale ressaltar que o volume de chuvas ainda é baixo e o racionamento de água continua.
A Mundi Soft em Piên está como sempre se reinventando. A direção da escola busca aproximar o ensino às necessidades dos seus alunos. Recentemente, por conta da pandemia, a escola iniciou alguns cursos com aulas online.
Esta oportunidade está sendo muito bem vista, principalmente para aqueles que estão em isolamento, ou até período de férias, e querem qualificar-se para o mercado de trabalho. Para quem deseja saber mais, o contato é o 3632-1373.
Iniciou ontem em Piên a entrega dos cartões do Programa Comida Boa, do governo do Estado. O programa é operacionalizado por meio de um voucher com QR Code, para evitar falsificações. O valor de cada vale será de R$ 50,00 e poderá ser gasto nos comércios cadastrados.
A entrega destes cartões as famílias em situação de vulnerabilidade social, inscritas no cadastro único do Governo Federal e beneficiarias do Bolsa Família está sendo feita no Cras, no bairro de Avencal, próximo ao ginásio de esportes, das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas.
Para receber este cartão, é necessário a apresentação do CPF. Esta entrega segue um cronograma conforme o mês de nascimento, para evitar aglomerações. Ontem, foram entregues os cartões dos nascidos em janeiro e fevereiro.
Hoje, dia 15 de maio, a entrega será para os nascidos em março e abril, segunda-feira, para os nascidos em maio e junho, na terça, para os nascidos em julho e agosto, na quarta para os de setembro e outubro, na quinta, novembro e dezembro.
A vacinação contra a gripe se mostra como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. Neste ano, o Ministério da Saúde, por considerar o momento atual de propagação do coronavírus no país, decidiu adequar a campanha.
Além da antecipação dos grupos prioritários, houve alteração no calendário da 3ª fase, a qual foi dividida em duas etapas. Na primeira, que iniciou dia 11 e segue até dia 17 de maio, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias.
Na segunda etapa, que vai do dia 18 de maio a 06 de junho, serão vacinados adultos de 55 a 59 anos, professores das escolas públicas e privadas. É importante ficar atento nestas datas e buscar estar em dia com a sua vacinação.
No dia 7 de maio, o governo do Estado por meio de decreto, declarou Estado de Emergência Hídrica pelo período de 180 dias. Instituindo ações emergenciais, medidas de fiscalização, sanções para infratores e liberdade para execução de ações que visam diminuir o consumo, entre outras medidas.
Tal medida foi tomada por conta da pior estiagem que o Estado está passando nas últimas décadas, que se consolidou de vez desde o fim de 2019, ano cujo verão choveu pouco e fez acender de vez as luzes de alerta para a capacidade dos rios e reservatórios.
Para Angela Melechenko, Bióloga da Secretaria de Educação, Esportes e Cultura de Quitandinha, a falta de chuva será uma constante nos próximos tempos. “A tendência é que a estiagem continue, já que as estações de Outono e Inverno são as mais secas”, descreveu.
De acordo com informações da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), a situação já está complicada no estado todo. Duas das principais barragens, que servem para reservar a água das chuvas, já estão em estado de alerta, como é o caso da barragem do Passaúna e do Iraí.
Com o surgimento de novos casos da Covid-19 na região, muitas cidades emitem o alerta para o fechamento do comércio. Enquanto os órgãos de saúde reforçam um maior isolamento, comerciantes insistem na prevenção, com máscaras, luvas e álcool em gel para se manterem abertos.
Seguem até o próximo dia 26 de maio as inscrições para o novo processo seletivo em Tijucas do Sul. As mesmas são gratuitas e podem ser feitas pelo site da prefeitura (foto) que é o www.tijucasdosul.pr.gov.br. Mais informações através do (41) 3629 1186.