terça-feira, 23
 de 
abril
 de 
2024

Pinga Pinga 15/01/2016

Meninas de Piên visitaram na semana passada o convento da Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria/Foto: DivulgaçãoUm grupo de 44 meninas de Piên visitou na semana passada o convento da Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, no centro de Curitiba.
A visita teve o objetivo de apresentar as adolescentes e jovens como é a vida das irmãs que seguem a vida religiosa em um convento. A Irmã Fátima Yuri Sukekava foi a responsável por conduzir o grupo durante a visita.
Na madrugada de quarta-feira, uma loja do centro de Piên sofreu tentativa de ataque com coquetel Molotov. Os meliantes arremessaram a bomba para dentro de estabelecimento, mas ela acabou não explodindo.
Segundo o Sargento Amaral, do Polícia Militar de Piên, caso explodisse, o coquetel teria iniciado um incêndio. A PM buscará identificar os responsáveis pelo ato em imagens das câmeras de segurança instaladas recentemente na cidade.
No último mês, o Conselho de Segurança de Agudos do Sul recebeu a visita do presidente do Conseg do bairro Jardim das Américas, Curitiba. Estiveram o presidente José Carlos Mendes, Margareth Nascimento e Luiz Fernando, da empresa Coringa.
Eles foram recepcionados pelo vice-presidente Jessé Zoellner e Marlene Bassanni, do Conseg local. O assunto principal foi uma parceria com os comerciantes e o setor público para ser instaladas câmeras de vigilância no município.
Na última semana a equipe da secretaria municipal de Saúde de Mandirituba, através do setor de Controle de Endemias, iniciou uma ampla campanha no município de mobilização contra a dengue, a febre de chikungunya e zica vírus.
O objetivo é alertar a população sobre a necessidade de fazer uma faxina geral em casa para eliminar os potenciais criadouros do mosquito. Os principais sintomas da dengue são dores musculares, de cabeça e nas articulações.
Como forma de prevenção deve-se evitar o acúmulo de água parada em pneus, garrafas e pratos de vasos para plantas – locais propícios para a proliferação do mosquito transmissor.
A secretária de Saúde do município, Kátya Carvalho, conta que a mobilização contra a dengue seguirá nos próximos meses. “As equipes de saúde farão visitas em casas e estabelecimentos comerciais para entregar um material com informações”, disse.
Segundo a secretária, também será promovido uma competição educativa com os alunos da rede municipal de ensino. “Serão premiados os alunos que visitarem mais residências, fazendo a conscientização”, explicou.
Para o novo calouro da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o ano de 2016 não poderia começar melhor. Filho de família humilde, Alessandro Rosário, de Quitandinha, sempre estudou em escola pública e viu nos estudos uma oportunidade de crescer.
No final do ano de 2015 quando ainda estava concluindo o ensino médio se inscreveu nos vestibulares da Universidade, sendo aprovado em três instituições, para o curso de Filosofia.
De acordo com o estudante Alessandro Rosário, um novo desafio se inicia, mas se diz preparado “Quero concluir minha formação acadêmica e já pensar numa pós-graduação, pois o mercado de trabalho exige candidatos habilitados e preparados” lembrou.
Ele ainda fez questão de frisar o incentivo dois pais, amigos, e do apoio de toda a direção e professores do Colégio Estadual Eleutério Fernandes de Andrade, que contribuíram para que ele chegasse até aqui.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email