quarta-feira, 17
 de 
agosto
 de 
2022

Politicando 15/01/2016

Greve do transporte coletivo afetou centenas de usuários de Curitiba e região/Foto: Fernanda Fraga / RPCGreve
A greve do transporte coletivo em Curitiba e Região Metropolitana afetou centenas de usuários da região. O prefeito da capital, Gustavo Fruet (PDT), criticou o fato das empresas não efetuarem o pagamento aos motoristas e cobradores já que todos os repasses da prefeitura estão em dia. Ele considera que há um jogo de pressão por parte das empresas para o aumento da passagem.
Quitandinha
Uma pesquisa com finalidade eleitoral realizada recentemente em Quitandinha buscou uma série de informações junto aos eleitores do município. Um questionamento, no entanto, chamou atenção. Indagou-se os entrevistados sobre o potencial de transferência de votos do ex-prefeito Neco Prado (PDT) caso não seja ele o candidato a prefeito da situação.
Rio Negro I
O prefeito de Rio Negro, Milton Paizani (PSDB), não esconde a preocupação com a constante queda de arrecadação sentida na prefeitura. Segundo ele, um comparativo do último mês de dezembro com o mesmo período em 2014 mostrou uma queda de receita só com ICMS em R$ 432 mil. Em se tratando do FPM, há uma previsão de queda de receita de R$ 300 mil na comparação com janeiro de 2014. “Estamos trabalhando com muita cautela para não paralisar os serviços básicos”, disse Paizani.
Rio Negro II
A dificuldade financeira enfrentada pela prefeitura pode ser um fator importante de decisão na pré-candidatura de Milton Paizani a reeleição. O próprio prefeito afirmou que espera uma recuperação da economia e a melhora dos repasses estaduais e federais para confirmar sua candidatura. Se a crise persistir, ele pode desistir da disputa eleitoral.
Piên
O prefeito de Piên, Gilberto Dranka (PSD), promoveu na noite de ontem um encontro com a imprensa local. O objetivo foi apresentar a programação de obras e atividades da prefeitura neste primeiro semestre do ano. Segundo Dranka, existe uma grande expectativa em relação aos contratos firmados com os governos estadual e federal, por se tratarem de importantes obras para o município.
Agudos do Sul
Em Agudos do Sul, o ex-vice-prefeito Augustinho Treméa (PP), que foi candidato pelo PSDB em 2008, vem se mobilizando com o intuito de viabilizar sua candidatura a prefeito. O grande desafio seria o de congregar pelos menos mais dois partidos e um bom número de candidatos a vereador. Treméa tem ótimo trânsito com eleitores, principalmente do meio rural. A dificuldade está na articulação política.
Tijucas do Sul
O secretário de Administração da prefeitura de Tijucas do Sul, Hélio de Oliveira (PP), reforça sua posição como homem de confiança no governo do prefeito Altair Gringo (PP). Além da prefeitura, Hélio também atua nos bastidores da política local, e declarou que a intenção é retardar o máximo os debates sobre o período eleitoral. Ele enfatiza que não há nenhum ganho em antecipar o processo político.
Mandirituba I
O ex-deputado Geraldo Cartário foi visto nos últimos dias caminhando pelo centro da cidade de Mandirituba. Considerado como um dos pré-candidatos a prefeito do município, Cartário afirmou que começou ouvir da população sobre as expectativas para a eleição desse ano, inclusive, sobre possíveis nomes para candidatura a vice-prefeito.
Mandirituba II
Geraldo Cartário informou que procurou o prefeito Onildo Gelatti (PP) e ofereceu apoio para buscar recursos junto a parlamentares com os quais possui atividade política. Uma das sugestões é de uma emenda parlamentar junto ao deputado federal Toninho Wandscheer (PMB) para construção de uma UTI Neonatal. O prefeito Onildo Gelatti confirmou o encontro e declarou que toda contribuição em favor da população será benvinda, independente de questões políticas partidárias.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email