quinta-feira, 28
 de 
março
 de 
2024

Pinga Pinga 05/07/2019

A Escola Municipal Marciano de Carvalho, de Piên, promove, até o dia 12 de julho, um bazar com diversas peças e produtos. A promoção acontece das 8 às 11h50 e das 13 às 17 horas, na sede da instituição.

Um acidente foi registrado no último domingo, por volta das 9h30, na rodovia que corta Piên. A colisão foi frontal entre um veículo Voyage e um caminhão, envolvendo ainda um terceiro veículo e ocorreu na PR 281, na localidade de Gramados.

Os bombeiros de Piên foram acionados e se deslocaram para fazer o atendimento. O condutor do Voyage apresentava suspeita de fratura na mão esquerda e escoriações pelo corpo e foi levado ao hospital de Piên, sendo encaminhado posteriormente para a capital.

A moradora pienense Franciane Fuerst, de Campo Novo, procurou este jornal no último mês relatando que fez contato com o hospital solicitando ambulância para buscar um familiar que estava com sintomas clínicos, inclusive agressividade.

Porém, o motorista da ambulância, segundo ela, se recusou a buscá-lo e eles mesmos o levaram ao hospital. Este semanário contatou com a Secretaria de Saúde, que informou ter realizado reunião para tratar do tema.

A orientação é que, em caso de emergências após às 17 horas e aos fins de semana, seja contatada a Defesa Civil. Um número específico será disponibilizado. Isto será apresentado em reunião do Conselho de Saúde, para depois ser formalizado.

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Piên convoca as entidades não governamentais, com sede e atividades na cidade, para enviarem a documentação e a indicação de conselheiros para o biênio 2017/2019. Os documentos deverão ser encaminhados até o dia 12 de julho de 2019, no CAMU.

A Polícia Rodoviária Federal divulgou o balanço das apreensões feitas ao longo do primeiro semestre deste ano no Paraná. Ao todo, foram apreendidas 14,9 toneladas de drogas, 11,8 milhões de carteiras de cigarro, 116 armas de fogo e 12,7 mil munições.

Do total de drogas apreendidas, 13,7 toneladas são de maconha, 906 quilos de cocaína e 308 quilos de crack. No mesmo período de 2018, a PRF havia registrado 23,3 toneladas de maconha, 3.024 quilos de cocaína e 294 quilos de crack apreendidos.

Quanto ao total de 11,8 milhões de carteiras de cigarro contrabandeadas do Paraguai, houve uma alta de 42,2% em relação às 8,3 milhões de carteiras recolhidas no primeiro semestre de 2018.

As apreensões de armas cresceram 38,1%, indo de 84 para 116, e as de munições tiveram uma alta de 40,7%, passando de 9 mil para 12,7 mil. No primeiro semestre deste ano, as equipes da PRF apreenderam ainda 56 mil unidades de medicamentos irregulares.

No total, 153 pessoas foram presas por tráfico de drogas e outras 133, por contrabando ou descaminho. Ao longo de 2018, a autarquia apreendeu 51 toneladas de drogas, 18,4 milhões de carteiras de cigarro, 142 armas de fogo e 20,7 mil munições no Estado.

A prefeitura de Agudos do Sul informa que o imóvel na rua José Biaobock Sobrinho onde funcionava a Secretaria de Agricultura é agora sede do setor de Urbanismo e Iluminação. Solicitações desta área devem ser feitas neste novo endereço.

Uma palestra abordando o tema ‘Falando abertamente sobre Suicídio’, foi realizada na última semana em Mandirituba, por meio de uma parceria entre a prefeitura, Conselho das Entidades Sociais do Paraná (Consesp) e Centro de Valorização da Vida (CCV) e filiadas.

Ministrada por Quintino Dagostin, coordenador e membro da Diretoria do Centro de Valorização da Vida (CVV), a palestra é uma ferramenta para informar, conscientizar e sensibilizar pessoas para a valorização da vida numa ação transformadora.

Cadastros do ITCG em Contenda. Foto: Divulgação/Prefeitura de ContendaO município de Contenda iniciou, na última quarta-feira, o cadastramento para o processo de regularização fundiária de áreas rurais, processo em parceria com o Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG).

A maioria da população residente atendeu ao chamamento do município, contribuindo para o regular andamento da ação. Inicialmente, estão selecionadas, de acordo com os critérios do programa, residentes das comunidades denominadas “Iko” e “Vernick”.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email