sábado, 19
 de 
junho
 de 
2021

Hemepar lança nova campanha para incentivar a doação de sangue

Campanha visa incentivar as pessoas a doarem sangue e ajudar quem precisa. Foto: Clevis Massolla/SESAEm cerimônia realizada no auditório do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), na última segunda-feira, foi lançada a 14ª edição da Campanha Doe Sangue pelo Esporte. A ação, coordenada pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, em parceria com a Secretaria da Saúde do Paraná, com envolvimento neste ano dos times de futebol Athletico Paranaense, Coritiba e Paraná Clube, tem o objetivo de incentivar a doação de sangue e de medula óssea.

Até 31 de julho, quem formalizar o cadastro como doador de sangue e de medula óssea no Hemepar concorrerá a camisas dos três times autografadas pelos jogadores. Ao informar os dados cadastrais, o participante poderá indicar o clube de preferência e estará participando automaticamente do sorteio.

A diretora do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza, reforça que o objetivo da campanha é abastecer os estoques de sangue e aumentar o número de cadastros de doadores de medula óssea. “No inverno há uma queda de 30% nas doações e as necessidades dos pacientes para cirurgias e terapêuticas não param”, enaltece Liana, apontando que o Paraná tem hoje 512 mil candidatos potenciais cadastrados como doadores de medula. “Parece muito, mas se calcularmos que a taxa a compatibilidade é de um para 100 mil, temos condições de ajudar hoje cinco pacientes. Aumentando os candidatos, certamente ampliaremos as possibilidades de ajuda”, explica.

Doações – O Hemepar conta com 22 unidades que funcionam em todas as Regionais de Saúde do Paraná e registram cerca de 17 mil doações por mês. A faixa etária para doação de sangue é de 16 a 69 anos e, para doação de medula, de 16 a 65 anos. Os menores de 18 devem ter autorização dos pais.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email