sábado, 18
 de 
setembro
 de 
2021

Pinga Pinga 03/07/2020

Algumas regiões afetadas pelo temporal desta semana podem ficar até sete dias sem fornecimento de energia elétrica até que os reparos na rede sejam concluídos e o serviço seja restabelecido, afirmou o gerente de Departamento de Manutenção na Copel Distribuição, Rafael Eichelberger.

A Paróquia Nossa Senhora das Graças de Piên divulgou recentemente orientações sobre os Sacramento do Batismo e Matrimônio, devido ao pico da pandemia do coronavírus, e a pedido das autoridades sanitárias que seja tomado um cuidado maior.

Para isto, haverá celebração de batizados somente no dia 25 de julho, se possível não iniciar cursos de preparação para pais e padrinhos, se forem feitos redobrar os cuidados necessários. Quanto ao início de preparação dos noivos a nova data ficou para 01 de agosto.

A Paróquia também acrescenta que neste final de semana não haverá a distribuição da eucaristia nas comunidades rurais. Na próxima semana haverá uma nova avaliação sobre a situação da pandemia na cidade e novas diretrizes serão acertadas.

Hoje é dia dos pais de alunos da rede municipal de ensino de Piên, comparecerem a escola ou cmei para retirada de novas atividades para seus filhos. É necessário levar o caderno de aulas remotas. O horário de atendimento em todas as instituições será das 8 às 18 horas sem fechar para almoço.

Também no dia de hoje, o Cmei Tia Nena em Piên estará entregando um kit de material para ajudar os alunos nas aulas remotas. O atendimento acontece das 8 às 18 horas. É obrigatório o uso de máscara para entrar na creche.

O morador Alex Feier Assis, de Trigolândia, entrou em contato com a redação nesta semana relatando a grande quantidade de água e sujeira levada pela chuva a seu terreno. Segundo ele, o material é oriundo da obra da quadra construída nas proximidades.

Ele reclamou que não foram feitos os encanamentos para evitar isso. Contatada, a prefeitura informou que os serviços de tubulação estão programados, inclusive com o material já no local, o que em breve solucionará o problema.

A Guarda Municipal de Mandirituba apresentou na última semana um novo reforço na estrutura de armamento. Com recursos próprios do município, foi adquirida uma carabina CTT.40-C, arma de grosso calibre.

Anteriormente, a equipe da guarda já havia sido contemplada com outras armas específicas. Toda esta estrutura será empregada nos trabalhos diários, possibilitando maior alcance e precisão em ações criminosas de médio e alto potencial ofensivo.

As lojas Casa Gêmeos de Mandirituba e Quitandinha retomaram ontem ao sistema de vendas on line. As lojas, atendendo aos decretos municipais estão trabalhando com entregas em domicílio e realizando o parcelamento através dos cartões de crédito.

O Comitê de Planejamento de Retorno às Aulas Pós-Pandemia realizou na tarde da última quarta-feira a primeira reunião. O grupo inclui todos os setores representativos da educação no Estado, tanto da rede pública quanto particular.

Também fazem parte deste grupo, membros das secretarias estaduais da Educação, Saúde, Planejamento e Casa Civil. Nesse primeiro encontro, a discussão foi feita com representantes do governo estadual que avaliaram o cenário atual da pandemia.

Segundo o Secretário de Estado Beto Preto, ainda não há uma definição sobre a data de retorno das aulas presenciais no estado. “Estamos trabalhando como uma força-tarefa com as demais secretariais para que em um futuro próximo, possamos autorizar a retomada das aulas”, relatou.

Vacina Covid-19. Foto: Dado Ruvic - ReutersJulho já começou com uma boa notícia e a vacina experimental contra o novo coronavírus produzida pela gigante farmacêutica Pfizer em parceria com a empresa de biotecnologia BioNTech demonstrou bons resultados em testes com humanos.

A vacina estimulou a resposta imune dos pacientes saudáveis, mas também causou efeitos colaterais, como febre, em doses mais altas. O estudo foi aleatório e testado em 45 voluntários que receberam três doses da vacina ou placebo.

A dose mais alta, de 100 microgramas, causou febre em metade dos participantes do teste. Nenhum medicamento ou vacina contra a covid-19 foi aprovado até o momento para uso regular, de modo que todos os tratamentos são considerados experimentais.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email