segunda-feira, 26
 de 
fevereiro
 de 
2024

Piên se destaca na cobertura vacinal contra a poliomielite

Vacinação infantil em Piên. Foto: Assessoria/Prefeitura de Piên
Entre os municípios que compõe a 2ª Regional de Saúde, Piên é o que aparece com a melhor cobertura na vacinação contra a poliomielite. Os números apontam que 703 crianças já receberam o imunizante na cidade

 

O município de Piên vem se destacando na cobertura vacinal contra a poliomielite. Um balanço parcial do LocalizaSUS aponta que a cidade está em primeiro lugar na vacinação contra a poliomielite na 2ª Regional de Saúde, que abrange 29 municípios. Os números indicam que até então o município vacinou 703 crianças aptas a receberem o imunizante, o que representa 88,32% desse público.

A secretária municipal de Saúde, Mayara Grosskopf, explica que os números positivos de Piên demonstram o trabalho que a pasta vem fazendo principalmente na busca ativa de pessoas para serem vacinadas. “Nossas agentes de saúde vão de casa em casa avisando as famílias e apresentando a importância da vacinação. É um trabalho árduo, mas que tem apresentados resultados positivos”, enfatiza a secretária. Ela destaca também os esforços feitos por toda a equipe da Saúde. “Devemos parabenizar nossos servidores que trabalham e se dedicam para levar saúde de qualidade para todos os pienenses”, comentou Mayara.

Outras ações também são importantes para conscientizar a população e incentivar a vacinação. Um exemplo foi a visita do Zé Gotinha, personagem marco da vacinação, às escolas convidando e incentivando as crianças para se imunizarem. Outra atividade importante foi a promoção do Dia D de vacinação, quando mais de 600 doses foram aplicadas.

O prefeito Maicon Grosskopf comemora os bons resultado até agora e garante que o município continuará trabalhando para atingir 100% das crianças. “A pólio é uma doença muito séria, causa paralisia e pode levar a criança à morte. Vamos seguir lutando para vacinar todas as crianças e manter esta doença longe da nossa cidade”, disse. “Fica o meu muito obrigado para cada servidor da saúde, que está dia a dia trabalhando com dedicação para fazer o melhor pela nossa cidade”, agradeceu.

A campanha contra a poliomielite e a de multivacinação seguem até o dia 30 de setembro em todas as unidades de saúde do município. Contra a pólio, o público-alvo são as crianças menores de 5 anos de idade. As menores de 1 ano recebem a dose que estiver em atraso ou a vacina prevista na rotina. As crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber uma dose extra da vacina pólio oral (gotinha), desde que já tenham recebido três doses da vacina inativada contra pólio (VIP).

Quanto à multivacinação, o público-alvo são crianças e adolescentes de 2 meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Estão disponíveis vacinas contra meningite, hepatite, difteria, pneumonia, rotavírus, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV, entre outras. A estratégia é atualizar a carteirinha de vacinação, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email