terça-feira, 15
 de 
junho
 de 
2021

O Coritiba Foot Ball Club fez mais um golaço!

Por Raphael Rolim de Moura

A Mata Atlântica hoje possuiu apenas 13% de seu tamanho original e é um dos grandes biomas brasileiros, ao lado da Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal e Pampa. Nela vivem cerca de 72% da população brasileira, ou seja, 145 milhões de pessoas em 3.429 municípios, equivalentes a 61% dos existentes no Brasil. Das 27 unidades federativas (26 estados e um Distrito Federal) 17 estados são contemplados neste bioma: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

Um dos projetos ambientais mais importantes de nosso país na atualidade que trata da Mata Atlântica chama-se Grande Reserva Mata Atlântica (GRMA). Abrigando algumas das cidades históricas mais antigas do Brasil e comunidades indígenas muito próximas de dois dos maiores centros urbanos do país, São Paulo e Curitiba, a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza realizam este trabalho em conjunto com diversas instituições.

Este trabalho desenvolve-se em rede e é articulado objetivando a promoção do desenvolvimento da região, baseado na sua vocação de conservação da biodiversidade e cultura regional. Neste sentido, o Coritiba Foot Ball Club tornou-se o primeiro clube brasileiro a abraçar oficialmente a causa da biodiversidade. No jogo realizado em sua estreia pelo Campeonato Brasileiro da Série B 2021, sábado dia 29 de maio, o Coxa entrou em campo com a marca da GRMA estampada na sua camisa. Esta parceria institucional objetiva divulgar a iniciativa fortalecendo a proteção da Mata Atlântica, estimulando o turismo responsável e favorecendo o desenvolvimento socioeconômico local além de proteger e respeitar o meio ambiente. Importantes vivências na GRMA junto a natureza existente no sul de São Paulo, Paraná e norte de Santa Catarina serão divulgadas pelo clube.

Esta parceria faz parte da política de Responsabilidade Socioambiental do Coxa. Esta política é um compromisso assumido que visa a preservação do meio ambiente que será deixado para as gerações futuras. As grandes empresas já têm adotado esta filosofia mediante estratégias de gestão e o Coritiba mostra na prática que um clube de futebol pode e deve ter uma atuação fora das quatro linhas do campo. O resultado do jogo de estreia? Coritiba 2 a 0 no Avaí/SC. O resultado da parceria? Um legado para as gerações futuras ressaltando a tradição inovadora do clube mais antigo e vitorioso do Paraná.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email