sexta-feira, 1
 de 
julho
 de 
2022

Número de habitantes na região cresce 1,2% e agora é de 278 mil

Fazenda Rio Grande é a cidade mais populosa da região, com 92 mil habitantes/Foto: Arquivo / O RegionalO suleste paranaense tem uma população de 278.862 habitantes, somadas as dez cidades da região. É o que revelam as estimativas da população residente nos municípios com data de referência em 1º de julho de 2015, divulgadas recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com os dados, a população na região cresceu 1,2% no período de um ano. A taxa de crescimento foi maior que a nacional, que foi de 0,83%. O Brasil tem 204,5 milhões de habitantes.
As estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários e são, também, um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e, por isso, são bastante valorizadas pelas prefeituras. Neste ano, Fazenda Rio Grande conseguiu avançar no índice de cálculo do FPM, indo de 2,8 para 3,0.
Segundo o secretário municipal de Administração, Claudemir de Andrade, isso representará um acréscimo de cerca de R$ 4 milhões por ano. “O aumento entrará em vigor no próximo ano”, explica. Fazenda segue como a cidade mais populosa da região, agora com 92.204 pessoas, seguida da Lapa, com 47.557. Fazenda também foi o município que mais avançou em termos percentuais, 1,72% no comparativo com 2014; em seguida vem a população de Mandirituba, que cresceu 1,59%.
A menor população está em Campo do Tenente, com 7.693 habitantes. E a segunda menor é a de Agudos do Sul, com 8.983. A menor taxa de crescimento populacional foi a da Lapa, com 0,56%, seguida do índice de Rio Negro, que foi de 0,72% no ano.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email