sábado, 21
 de 
maio
 de 
2022

Municípios terão sistema interativo

Intenção do Estado é auxiliar os municípios visando o crescimento organizado/Foto: O RegionalNa terça e na quarta-feira, oito municípios do suleste paranaense estiveram representados em encontros realizados na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu), em Curitiba. Na ocasião, técnicos destas cidades conheceram o Sistema Sedu/Paranacidade Interativo.
O sistema foi apresentado na primeira reunião técnica pelo coordenador de projetos e economista Jeronimo Meira e pelo engenheiro cartógrafo Cristiano José Zaclikevicz, ambos do Paranacidade. Dentre 24 municípios paranaenses representados na reunião, estiveram Campo do Tenente, Contenda, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Piên, Quitandinha, Rio Negro e Tijucas do Sul, através de técnicos das áreas de cartografia, geoprocessamento, planejamento urbano, obras e urbanismo.
Segundo Meira, o sistema é uma ferramenta utilizada para planejamento e gestão urbana. “Fizemos uma apresentação das funcionalidades para integrá-los nesse processo por meio da alimentação dos dados, seja do governo estadual, federal ou do próprio município. Trata-se de uma revolução no trabalho integrado desse conjunto de técnicos. As prefeituras podem desenvolver um trabalho articulado que gera muitos bons resultados à população”, disse ele.
O diretor de Projetos da Secretaria de Obras de Rio Negro, Emerson Raiman, disse ser uma iniciativa importante da Sedu por ser uma ferramenta cara para um município pequeno obter sozinho. “Então disponibilizado via web vai ajudar muito no planejamento, na busca de financiamento e de recursos para o desenvolvimento”, citou.
De Fazenda Rio Grande, o diretor de Planejamento Urbano, Rafael Skrok, destacou a interdisciplinaridade. “É interessante poder comparar seus dados com os de outros municípios para ter uma estatística. Poderemos ter uma noção de como está a situação de todos, estabelecer as prioridades, agrupar todas as informações e ter uma projeção para o futuro”, confirmou Skrok.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email