sexta-feira, 22
 de 
novembro
 de 
2024

Municípios da região suleste sofrem com a falta de saneamento básico

Sistema para coleta e tratamento de esgoto instalado no município de Agudos do Sul. Foto: Arquivo/O Regional
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, entre as cidades do Estado que não têm coleta de esgoto estão Piên e Tijucas do Sul. Prefeitos Maicon Grosskopf e José Altair Moreira pedem celeridade no processo

Parte dos municípios do Paraná sofre com a coleta de esgoto e precisa adotar soluções alternativas. De acordo com um levantamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, 152 das 399 cidades do Estado não têm rede de esgoto. Entre elas, estão Piên e Tijucas do Sul, onde a rede de esgoto não existe.

Com objetivo de avançar nesta área, a Sanepar informou que tem feito investimentos, como em 2021, quando foram R$ 1,32 bilhão, com R$ 596,4 milhões em esgoto sanitário. Para aumentar o alcance da região e cumprir as metas do Plano Nacional de Saneamento Básico, a Sanepar recorre a parcerias com empresas privadas, entre as estratégias, está a proposta da Parceria Público – Privada aberta.

Da região, fazem parte da proposta aberta, com redes coletoras e de tratamento de esgoto que podem ser melhoradas – Fazenda Rio Grande, Contenda, Mandirituba, Quitandinha, Rio Negro e Campo do Tenente. Vale ressaltar que Piên e Tijucas do Sul não têm sistema de esgoto sanitário, somando 30.099 pessoas sem o recurso, levando em consideração a população estimada dos dois municípios, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O prefeito de Piên, Maicon Grosskopf, afirmou que saneamento é prioridade e uma demanda antiga do município. “Começamos as tratativas com a Sanepar antes mesmo de assumirmos a prefeitura. A companhia nos informou que o projeto está pronto, a estação de tratamento será próxima da nossa pista de caminhada no Avencal”, abordou o prefeito.

Segundo Grosskopf, no que tange o projeto, essa fase está concluída. Ao longo deste ano, deverá ocorrer uma licitação e a expectativa é que no primeiro semestre do ano que vem começem as obras. “A Sanepar firmou um compromisso para garantir o saneamento básico para todas as cidades do Paraná. Infelizmente, Piên é um dos municípios que sofre com a falta de esgoto. Temos urgência em avançar neste sentido”, afirmou o prefeito.

O prefeito ressaltou que o saneamento está ligado diretamente a questões do meio ambiente e a qualidade de vida, ressaltando que no que depender do município, o assunto tem total prioridade. “A implantação do esgoto é um dos grandes gargalos da nossa cidade”, concluiu o prefeito, que afirmou que o assunto precisa ser tratado com prioridade.

O prefeito José Altair Moreira, de Tijucas do Sul, afirmou que a nova concessão assinada com a Sanepar prevê que até 2026, 90% do perímetro urbano do município esteja com o saneamento básico funcionando. Conforme o prefeito Gringo, segundo o que foi firmado, até o ano de 2023, seriam 65% desse perímetro, tudo isso amparado pela lei 14.026.

Segundo o prefeito, a Sanepar não está conseguindo cumprir com este acordo, o que gera um atraso nas melhorias. Reuniões foram feitas com a Companhia a fim de cobrar pelo serviço. O prefeito afirmou que sabe da importância que o saneamento tem para Tijucas do Sul.



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email