terça-feira, 28
 de 
maio
 de 
2024

Pinga Pinga 26/08/2022

As calçadas contam com acessibilidade e piso tátil. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên

A nova calçada na Praça Expedicionário Luiz Stoeberl Filho, em frente à prefeitura de Piên, foi concretada nesta semana. A estrutura obedece os padrões de acessibilidade, com rampas e piso podotátil.

O local é bastante usado pelas pessoas que buscam atendimento tanto na Agência dos Correios como na Lotérica. A nova calçada foi construída desviando o canteiro de árvores, para preservar as espécies plantadas no local. No entorno das árvores serão feitos canteiros com grama.

O Samu Bravo Pinhais passa a contar com reforços no quadro de profissionais. Os servidores da Central de Remoção do munícipio, Jair Tibles, Carlos Alberto de Vargas e Inelves Elias Junior, passarão a compor a equipe.

Os servidores concluíram o curso desenvolvido com apoio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e ministrado pelo Corpo de Bombeiros, o qual formou 132 socorristas, no dia 5 de agosto, no Canal da Música. O último curso ofertado pela Sesa e o Corpo de Bombeiros foi há 10 anos.

O Samu Bravo Pinhais é um suporte básico de vida, composto por técnico de enfermagem, socorrista e motorista socorrista. Pinhais está incentivando a capacitação e tem quase 100% dos motoristas da Central de Remoção como socorristas, sendo o município com mais civis no curso dos bombeiros.

A ponte localizada entre as comunidades de Lençol e Rio Preto do Sul, divisa dos municípios de Rio Negro e Mafra está novamente liberada para o tráfego. Após as chuvas intensas da última semana que causaram danos em sua estrutura, a ponte precisou ser interditada.

Com a melhora do tempo, as equipes das Secretarias de Obras avaliaram a estrutura e realizaram os reparos necessários, com segurança. A ação contou com a integração entre as equipes dos dois municípios.

A prefeitura de Contenda promove no mês de setembro mais uma edição do curso de Qualificação Profissional. As inscrições estão abertas e as capacitações acontecem em parceria com a ITQ Brasil.

No total, são 30 vagas disponíveis para os cursos de secretariado, recepcionista/telefonista e auxiliar administrativo. O treinamento será realizado nos dias 5, 6 e 8 de setembro, das 19 às 22 horas, no espaço Geração de Rendas.

A inscrições podem ser feitas na Sala do Empreendedor e a taxa é dois quilos de alimento não perecível. A emissão de certificado é opcional, no valor de R$ 100. Outras informações pelo telefone (41) 3625-3082.

Foi realizado em Tijucas do Sul, no último sábado, um curso sobre produção de uva de mesa, com duração de 8 horas. A capacitação é voltada a uma cultura que vem sendo expandida no município, tendo uma boa participação dos inscritos.

A prática aconteceu na propriedade de João Farias e de toda sua família, na comunidade do Campestre. Os mesmos prepararam um café colonial já tradicional da região para os participantes do curso.

Mandirituba recebeu o projeto Almanaque de Música Brasileira para Crianças, idealizado pelo Duonovo e Diversa Produções, leva conhecimento de música erudita para dentro das escolas municipais do Paraná. A iniciativa é um incentivo da Copel, por meio do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Estado do Paraná.

As Escolas Municipais Alice Machado Ferreira Lagoinha e Nossa Senhora do Rocio receberam o projeto. Nas apresentações entre os dias 10 a 19 de agosto da segunda edição do projeto, só em Mandirituba e São Mateus do Sul, o grupo já atendeu 100 professores, quatro escolas, distribuiu mais de 260 livros e apresentaram-se para cerca de 800 crianças.

Dois homens foram presos após cometerem um assalto em uma agropecuária em Mandirituba, na última terça-feira. A PM foi informada do roubo, no qual homens armados renderam as vítimas, as amarraram e as agrediram. Os criminosos levaram dinheiro, um veículo e objetos.

O setor de inteligência da Rone foi informado sobre a participação de um Renault Fluence, de cor preta, que supostamente teria dado cobertura ao crime. O mesmo foi visto fugindo para Araucária. Com as informações, e após uma ação de patrulhamento, o veículo foi localizado com dois homens.

A polícia fez a abordagem e localizou a chave de um veículo Volkswagen, roubado pouco tempo antes. Na ação, eles indicaram o local onde estariam os objetos do roubo. A PM localizou na residência de um dos homens o armamento utilizado no roubo, constatando que se tratava de simulacros de pistola e fuzil.

A equipe policial localizou ainda 20 pés de maconha e o veículo Sandero vermelho, que estava com alerta de roubo, e R$ 406 e quatro celulares foram apreendidos no local. Os homens foram encaminhados para a delegacia de Araucária com os objetos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email