domingo, 7
 de 
agosto
 de 
2022

Moradores de Campo do Tenente recebem água amarelada na torneira

Água Campo do Tenente/Foto: ArquivoOs moradores da área urbana de Campo do Tenente se espantaram no início dessa semana ao se deparar com uma água de coloração amarela em suas torneiras. Muitos ficaram preocupados e não tiveram coragem de beber ou mesmo utilizar a água. Segundo o técnico da Sanepar, Gilmar Cavalheiro, há explicação para o acontecido. Houve um alto consumo no fim de semana e o reservatório do centro se esgotou, acionando automaticamente a captação da água do sistema da localidade de Lageado e foi justamente neste processo que surgiu a colocação amarela oriunda da tubulação que integra os dois sistemas. “Foi uma iniciativa emergencial justamente para não deixar a cidade desabastecida”, relatou.
Gilmar Cavalheiro destaca que o calor intenso do fim semana e a utilização desnecessária de água, em piscinas, na limpeza de calçadas, paredes e veículos, contribuiu para que o consumo fosse elevado. “Só no domingo, o consumo saltou de 500 para 850 metros cúbicos de água”, contou. Na quarta-feira o problema já havia sido resolvido.
O empresário Álvaro Teixeira, da Confeitaria da Nena, informou que foi necessário utilizar água mineral para não interromper o atendimento comercial. “Não tinha como fazer doces ou almoços com aquela água amarelada. Nosso custo aumentou porque fomos obrigados a utilizar a água mineral”, acrescentou. Já Rosana Hubner, que é cozinheira e lava roupas para terceiros, relatou que terá prejuízos porque vai ressarcir um cliente. “Lavei algumas peças e ficaram manchadas”, disse.
Em Campo do Tenente são 1500 ligações de água tratada e um consumo médio de 600 metros cúbicos por dia.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email