sábado, 18
 de 
setembro
 de 
2021

Mandirituba comemora 60 anos de emancipação político-administrativa

Município comemora seis décadas de história com importantes conquistas ao longo deste período. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de MandiritubaEste sábado é bastante especial para o município de Mandirituba. Nesta data, a cidade irá comemorar seus 60 anos de emancipação político-administrativa e contabiliza em toda sua história inúmeras conquistas de um povo alegre, hospitaleiro e batalhador.

Fundado em 25 de julho de 1960, Mandirituba foi desmembrado de São José dos Pinhais e teve em seu nome a origem indígena Manduri, que representa abelha e tuba – abundância. Com uma população estimada em 26 mil habitantes, 66% das pessoas residem na área rural, o que reforça a característica agrícola do município, que já recebeu o título de capital da camomila, tendo destaque também na produção de morango, hortaliças e mel.

Na área comercial e industrial, o município também vem tendo grande desenvolvimento, inclusive aguardando a chegada de novas empresas. A evolução destes segmentos fez com que a cidade tivesse saldo de 278 empregos formais entre 2017 e 2019.

Somado a estes setores, o poder público vem trabalhando no atendimento de diversas demandas. Na área da segurança, a união de forças da Guarda Municipal e Polícias Civil e Militar, somado a implantação do sistema de videomonitoramento, possibilitou uma redução de 74% dos roubos e 60% dos furtos nos últimos anos. Entre outros avanços está o fortalecimento do turismo rural e religioso, além da ampliação do sistema de água tratada na área rural e dos investimentos em obras de pavimentação asfáltica que vêm beneficiando diversos bairros.

Também na parte administrativa da prefeitura, o município passou por uma série de adequações e teve um importante avanço. Com as mudanças, o município teve destaque em transparência e alcançou o 22º lugar entre as 399 cidades do Paraná em um ranking do Tribunal de Contas (TCE). Com ações inovadoras e projetos sociais, o município recebeu prêmios de excelência e retomou todas as suas certidões.

Para o prefeito Luis Antonio Biscaia, liderar a gestão pública é um grande desafio. “Tamanha a responsabilidade está sobre os nossos ombros. Por isso, sempre buscamos fazer o máximo, sendo uma grande alegria e o sentimento de dever cumprindo a cada avanço que conquistamos”, destaca o prefeito, falando sobre as dificuldades causadas pela pandemia do novo coronavírus. “Vivemos um momento bastante atípico, mas, com a energia da nossa gente, vamos superar toda esta adversidade com muita união, coragem e esforço”, finaliza.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email