domingo, 21
 de 
julho
 de 
2024

MalinBio alerta sobre o prazo do CAR

Driana lembra os proprietários que o cadastro é obrigatório. Foto: Arquivo/O RegionalBuscando integrar informações ambientais referentes à situação das diversas áreas rurais e de preservação do país, os proprietários de imóveis rurais devem ficar atentos à realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, sendo uma base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para o planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.
O prazo para o cadastramento se encerra no dia 5 de maio. Após a data, os cadastros poderão ser realizados no sistema, porém, alguns benefícios ficarão comprometidos. De acordo com a MalinBio Consultoria Ambiental e Agrícola, de Piên, os produtores rurais que não realizarem o cadastro no prazo, a partir de 2017, não conseguirão acessar as linhas de crédito rural para financiar o custeio, comercialização e investimentos nas propriedades.
A bióloga Driana Seidel Malinovski, que presta assistência na MalinBio, destaca que os produtores poderão ter dificuldades em acessar diversos recursos com taxas de juros subvencionadas pelo Tesouro Nacional como as do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), do Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras (Moderfrota) e do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária (Inovagro), entre outras.
Driana salienta ainda outras dificuldades enfrentadas pelo não cadastramento do produtor. “Outra dificuldade será nas transações de imóveis rurais nos processos de transmissão junto aos cartórios. Portanto, há uma grande mobilização para conscientizar os produtores que o cadastro é obrigatório e que efetivá-lo depende de cada um deles”, afirma. Mais informações sobre o CAR podem ser obtidas na MalinBio, localizada na rua Acre, 162, no Centro de Piên, ou pelo telefone (41) 3632 2483.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email