sexta-feira, 28
 de 
março
 de 
2025

Mais de 30 mil eleitores da região não foram às urnas no primeiro turno

Milhares de pessoas na região deixaram de comparecer às urnas na eleição do primeiro turno. Foto: Arquivo/O RegionalNo último dia 7, milhares de pessoas da região foram às urnas para ajudar a escolher os futuros deputados, senadores e governador do Paraná e os que viriam a disputar o segundo turno para presidente. Porém, dos mais de 203 mil eleitores do suleste paranaense, 31.984 não compareceram para votar e a escolha foi feita pelos outros 171.108 votantes.

Com isso, o índice de comparecimento às urnas na região foi de 84,25%. E, por outro lado, o percentual dos que não foram votar no primeiro turno chegou a nada menos do que 15,75%.

No entanto, o índice de ausência da região é menor que o verificado em todo o país, onde o percentual foi de 20,33%, o maior desde 1998. Segundo os números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no Paraná, o índice de ausentes foi de 16,96%. Como o voto é facultativo apenas em alguns casos, grande parte dos que não compareceram têm que justificar a ausência.

Numa verificação dos números de cada município do suleste individualmente, podem ser encontradas grandes diferenças. Se, por um lado, em Piên, o percentual de eleitores que não compareceram às urnas foi de apenas 9,64%, por outro, em Fazenda Rio Grande, ele é quase o dobro, com 18,52% de ausentes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email