sábado, 4
 de 
maio
 de 
2024

Assembleia Legislativa terá 40% de renovação em 2019

Alep terá 40 por cento de renovação na nova legislatura. Foto: Divulgação/AlepA eleição do último dia 7 resultou em grandes mudanças no cenário político de todo o estado. As surpresas não ficaram restritas somente a não eleição dos ex-governadores Beto Richa (PSDB) e Roberto Requião (MDB) ao senado, mas também na disputa das vagas para a Assembleia Legislativa (Alep), onde houve uma renovação de 40%.

Dos 54 atuais deputados estaduais, 45 tentaram a reeleição, mas 13 deles não obtiveram sucesso. Nomes como Nereu Moura (MDB), Evandro Junior (PSDB), Alexandre Guimarães (PSD), Cantora Mara Lima (PSC) e Elio Rusch (Dem) estão na lista dos parlamentares que não conseguiram a reeleição. Confira ao lado a relação completa.

Por outro lado, 32 deputados conseguiram se reeleger para um novo mandato. Um dos mais votados na região, Francisco Bührer (PSD) viu sua votação cair, mas estará novamente no legislativo.

O eleitor paranaense também renovou o mandato de deputados envolvidos em escândalos, como no caso de Nelson Justus (Dem), Alexandre Curi (PSB), Ademar Traiano (PSDB) e Plauto Miró (Dem).

Os parlamentares Fernando Scanavaca (Pode), Pastor Edson Praczyk (PRB) e Rasca Rodrigues (Pode) optaram por não disputar a eleição. Outros cinco deputados estaduais concorreram a câmara federal e Ratinho Junior (PSD) disputou e venceu a eleição para o governo do estado.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email