sexta-feira, 18
 de 
abril
 de 
2025

Inscrições para a EJA terminam nesta sexta-feira em todo o estado

No município Piên, a EJA é ofertada pelo Colégio Estadual Alfredo Greipel Júnior, de Trigolândia. Foro: Arquivo/O RegionalTermina nesta sexta-feira o período de matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná. Os interessados devem procurar uma escola estadual que oferte a modalidade ou um dos Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA).

As aulas têm início a partir de 14 de fevereiro. Em todo o estado, são 309 instituições que ofertam a modalidade de ensino; no suleste paranaense são 10 estabelecimentos educacionais com EJA. 

De acordo com a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria da Educação, Marcia Dudeque, a modalidade é ofertada na rede estadual a toda pessoa que deseja voltar à sala de aula para obter sua certificação do ensino fundamental ou do ensino médio, com metodologia e materiais didáticos específicos para atender esse público. “Concluir a educação básica aumenta as oportunidades no mercado de trabalho, as possibilidades de continuar os estudos e, inclusive, melhora a qualidade de vida da pessoa”, comenta.

No ensino fundamental, as disciplinas são arte, educação física, ciências naturais, geografia, história, língua estrangeira moderna (inglês), língua portuguesa e matemática, e no ensino médio são arte, biologia, educação física, física, filosofia, geografia, história, língua estrangeira moderna (inglês), língua portuguesa, matemática, química e sociologia. O período de conclusão para o ensino fundamental é, no mínimo, de dois anos, enquanto que o ensino médio precisa ser concluído em, pelo menos, um ano e meio.

Para fazer a matrícula, o candidato deve apresentar original e fotocópia de documento de identificação e ter, no mínimo,15 anos completos para ingressar no ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio. A matrícula e as aulas são gratuitas e o estudante também tem direito à alimentação escolar fornecida pelo governo do estado.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email