segunda-feira, 13
 de 
maio
 de 
2024

Copel responde reclamações sobre as quedas de energia

Fumicultor de Agudos mostra o tabaco danificado pela falta de energia. Foto: Arquivo/O RegionalCasos recentes de queda de energia causaram prejuízos a produtores de fumo na região. Este semanário foi procurado e noticiou na última edição situações ocorridas nos bairros Queimados de Baixo, em Agudos do Sul, e Água Clara, em Quitandinha. Procurada, a assessoria da Companhia Paranaense de Energia (Copel) enviou a resposta apenas a tempo de ser publicada nesta semana.

Segundo a companhia, os sistemas elétricos da região de Agudos do Sul e Quitandinha têm sido atingidos por sucessivas tempestades nas últimas semanas, causando interrupções no fornecimento de energia acima da média em comparação a outros períodos do ano, sobretudo nas áreas rurais. De acordo com a nota, as redes elétricas são aéreas e ficam expostas aos efeitos dos ventos fortes e dos raios e o atendimento a situações de emergência torna-se mais complexo e demorado nessas regiões onde há danos físicos na rede, como cabos rompidos, postes quebrados e transformadores queimados.

“Em tais situações, a companhia não tem condições de garantir fornecimento sem interrupção e nem restabelecer o sistema no tempo ideal que atenda às expectativas de todos os segmentos rurais”, segue a resposta. Para consumidores que desejam registrar reclamações ou pedidos de ressarcimento, a Copel informa que dispõe de canais de atendimento através do telefone 0800 51 00 116 ou na Agência Virtual, disponível no site copel.com. Os casos de pedido de ressarcimento são analisados caso a caso.

“A instalação de geradores de energia seria uma alternativa a ser considerada pelos produtores para minimizar eventuais prejuízos econômicos em ocasiões mais críticas, como a das tempestades. Cabe ressaltar que a Copel mantém cronogramas anuais de trabalhos de inspeção e manutenção na região para sempre melhorar a qualidade e a confiabilidade dos serviços”, completa a resposta.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email