sábado, 7
 de 
dezembro
 de 
2024

IBGE abre novas vagas para trabalhar no Censo 2022

Censo Demográfico está em andamento em todo o país. Foto: Arquivo/O Regional
Inscrições são presenciais em 145 municípios do Paraná e prazo vai até esta segunda-feira. Para a região, são 10 vagas, distribuídas entre os municípios de Agudos do Sul, Campo do Tenente, Piên e Quitandinha.

O IBGE abriu na última quinta-feira inscrições para um processo seletivo com 465 vagas no Paraná, destinadas para os cargos de recenseador, que é o responsável por realizar as entrevistas nos domicílios, agente censitário supervisor (ACS), que supervisiona o trabalho do recenseador, e agente censitário municipal (ACM), que coordena o trabalho no posto de coleta. As inscrições seguem até esta segunda-feira e o candidato deve se inscrever pessoalmente, nos locais informados no Quadro de Vagas.

Não há pagamento de taxa, nem realização de provas, uma vez que a seleção será feita por análise de títulos, e o requisito mínimo para o cargo é ter o ensino fundamental completo. De acordo com o edital do IBGE, para a região há vagas disponíveis para os municípios de Agudos do Sul (3), Campo do Tenente (1), Piên (3) e Quitandinha (3).

Remuneração – A remuneração dos recenseadores é por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. Os intreeressados podem acesssar um simulador do IBGE que possibilita estimar quanto o profissional receberá.

Já o salário para Agente Censitário Supervisor (ACS) é R$ 1.700 e para o cargo de Agente Censitário Municipal (ACM) é de R$ 2.100. Ambos os cargos receberão auxílio-alimentação e auxílio-transporte e nos dois casos, é exigido ensino médio completo.

A seleção – O candidato interessados deverá comprovar se possui ensino fundamental completo, que vale 1 ponto; ensino médio incompleto (3 pontos), ensino médio completo (5 pontos), curso de graduação incompleto (7 pontos) ou curso de graduação completo (10 pontos). As titulações não são cumulativas e a pontuação máxima será de dez pontos.

Em caso de igualdade na nota, os critérios de desempate são, nesta ordem, candidato que tiver idade igual ou superior a sessenta anos completos até o último dia de inscrição, candidato que tiver exercido efetivamente a função de jurado e, por fim, o candidato com maior idade. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no site do IBGE. 



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email