segunda-feira, 15
 de 
agosto
 de 
2022

Horário de verão termina neste fim de semana

Horario de Verão/Foto:ArquivoO horário de verão 2011/2012, em vigor desde o dia 16 de outubro, vai acabar à 0h deste domingo, dia 26. Isso significa que na noite de sábado para domingo, os relógios onde o horário de verão vigora deverão ser atrasados em uma hora. A determinação do começo e do fim do horário de verão está em um decreto de 2008, que prevê que o horário diferenciado terminará sempre a partir da 0h do terceiro domingo de fevereiro, o que foi adiado neste ano devido ao carnaval.
O novo horário irá alterar novamente a rotina de muita gente. Enquanto alguns aproveitavam a luz do dia para trabalhos extras, outros também conciliavam este tempo para a prática de atividades físicas, como é o caso do empresário Juliano dos Santos, de Tijucas do Sul. Ele comenta que deve encurtar o horário de atendimento de sua loja em uma hora e terá dificuldades para realizar atividades extras. “Como o dia parece ficar mais curto, certamente não vou poder manter as atividades físicas no final da tarde, como o futebol com os amigos”, relatou.
Para os vendedores ambulantes e sorveteiros, por exemplo, o dia também acaba ficando mais curto, já que o fluxo de pessoas nas ruas diminui quando começa a escurecer. Os roçadores de grama são outros que encerram atividades mais cedo, tendo em vista que seus trabalhos ficam prejudicados sem a luz do dia. “No horário de verão dá para aproveitar melhor, conseguimos atender um cliente a mais todos os dias, o que representa um melhor faturamento no final do mês”, conta o roçador Francisco Pereira Nogueira, de Piên, que é funcionário público e realiza trabalho particular depois de seu expediente.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email