sexta-feira, 28
 de 
março
 de 
2025

Horário de verão terá início neste domingo

Adriane diz não gostar do horário de verãoCom um período mais curto em relação aos anos anteriores, inicia-se neste sábado o horário de verão em todo o Paraná e em mais nove estados e o Distrito Federal. A mudança prevê que os relógios tenham o horário adiantado em uma hora.

Neste ano, a mudança do horário estava prevista para o último dia 21, no entanto, foi postergada em virtude do segundo turno das eleições presidenciais. Apesar da alteração da data, muitas pessoas tiveram transtornos já que os celulares automaticamente mudaram o horário no dia previsto inicialmente.

A continuidade do horário de verão nos próximos anos está sendo estudada, inclusive, foi apresentado projeto de lei na câmara federal para extinguir esta mudança, alegando danos à saúde da população. Por outro lado, companhias de fornecimento de energia elétrica, como a Copel, defendem esta alteração, alegando que com a modificação o consumo de energia no horário de pico é menor, totalizando uma redução média de 0,5% no consumo de energia nos meses que compreendem o novo horário. A Copel ressalta que esta diminuição no consumo não traz impacto na fatura aos consumidores, no entanto, implica em menos acionamento de unidades térmicas.

Amado por uns, contestado por outros, o horário de verão não agrada a tenenteana Adriane Aparecida Soek. “Eu não gosto desta alteração, acredito que as pessoas acabam dormindo menos e assim tendo menos tempo de descanso”, avalia Adriane, que trabalha como frentista, é dona de casa e cuida da família. “Por outro lado, o novo horário disponibiliza mais tempo para realizar as atividades domésticas”, pontua.

O horário de verão se estenderá até o dia 17 de fevereiro de 2019. Nesta data então os relógios deverão ser atrasados em uma hora.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email