quinta-feira, 9
 de 
maio
 de 
2024

Domingo tem a primeira parte da prova do Enem

Keylla fez o Enem no ano passado e obteve boas notas. Foto: Arquivo/O RegionalCom desejo de obter uma boa nota e conseguir uma bolsa de estudos por meio do governo federal, milhares de pessoas realizam neste domingo a primeira parte da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o Ministério da Educação (MEC), em todo o país foram confirmadas 5.513.662 inscrições, sendo que destas 237.339 são do Paraná.

A prova completa será realizada em duas etapas, as quais acontecem neste domingo e no próximo dia 11. Nesta primeira parte, serão aplicadas questões de linguagens, ciências humanas e redação, sendo que cada candidato terá 5h30 para concluir. Já no dia 11, o exame abordará questões de ciências da natureza e matemática, com duração de 5 horas para conclusão. Ao todo, são 180 questões, as quais tem cinco opções de resposta, enquanto que a redação deve ter no mínimo de sete linhas e o máximo de 30. Para adentrar no local de prova, o participante deverá ter em mãos um documento válido, oficial e com foto. Celulares e equipamentos eletrônicos deverão ser desligados e guardados em um porta-objetos. Não é permitido também calculadoras, canetas de material não transparente, lápis, borracha, relógio, boné, gorro ou chapéu, fones de ouvido e demais itens. Confira na tabela ao lado, a programação com os horários do exame.

Em Mandirituba, o Colégio Joaquim de Oliveira Franco promoveu aulas de reforço aos sábados e períodos noturnos. “Foi bastante produtivo, não somente para o Enem, como também para os vestibulares. A adesão foi boa e contamos com apoio dos professores em atividade e também educadores aposentados que trouxeram toda a experiência e o conhecimento”, relatou a pedagoga Maria Aparecida de Freitas Binha, repassando algumas orientações. “Os alunos devem ter calma, ler com atenção e, se necessário, reler as perguntas”, sugere.

Mateus tem intensificado os estudos nesta reta final. Foto: Arquivo/O Regional

Já em Quitandinha, os alunos do terceiro ano do Colégio Eleutério Fernandes de Andrade tiveram simulados para responderem. Segundo o estudante Mateus Aparecido de Lima Salvador, a preparação foi positiva e ele acredita que poderá alcançar boas notas. “Meu objetivo é conseguir uma bolsa de estudos para cursar educação física ou psicologia. Estou pesquisando sobre esta prova e intensificado a preparação”, conta. A aluna Keylla Kelly Carlin relata que fez o Enem no ano passado e obteve média para ser beneficiada pelo Fies. “Foi uma experiência importante. Recentemente, também prestei vestibular para cursar direito e quero alcançar os índices necessários para ter acesso aos programas de bolsas do governo”, destaca Keylla, que conta alguns pontos que observou da prova. “É preciso controlar a ansiedade e o nervosismo. Nestes últimos dias, também é recomendado reforçar a leitura e assistir aos noticiários, afinal muitas das questões e a própria redação são de temas atuais”, concluiu.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email