quarta-feira, 10
 de 
agosto
 de 
2022

Horário de verão começa neste final de semana

Daniele e Scheila pretendem intensificar as caminhadas com o novo horário/Foto:O RegionalDesejado por uns, a contragosto de outros, terá início neste final de semana o horário brasileiro de verão 2014/2015. Esta é a 39ª edição e ela começará na madrugada de sábado para domingo, à meia-noite, quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora.
Os estados em que a medida vai vigorar são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. O objetivo é estimular o uso racional e adequado da energia elétrica. Consequentemente, segundo o Ministério de Minas e Energia, há aumento da segurança do sistema elétrico e maior flexibilidade operacional para a realização de manutenções, além de redução da pressão sobre o meio ambiente e nas tarifas cobradas pelo serviço.
O país deve economizar R$ 278 milhões com a implantação do novo horário. “Além desses ganhos do sistema elétrico, tem-se ganhos de lazer e de turismo, já que as pessoas deixam seus trabalhos mais cedo e podem desfrutar desse período do dia com luz solar”, diz o secretário de Energia Elétrica do ministério, Ildo Grüdtner.
Nas cidades da região suleste do Paraná, são muitos os que aproveitarão o fato de escurecer mais tarde para praticar suas atividades físicas. Em Piên, Daniele Santos e Scheila Oliveira destacam que a partir de agora terão mais tempo para suas caminhadas. “Além dos dias mais longos, o que também estimula a prática de exercícios é o clima agradável desta época. Além do mais, as atividades são saudáveis e promovem melhoria na qualidade de vida”, diz Daniele. Segundo Scheila, elas pretendem caminhar agora diariamente. Já Joice Pereira caminha na volta do trabalho para casa. Para ela, retornar caminhando ainda à luz do dia também será benéfico.
Com isso, as calçadas deverão ficar mais movimentadas de pessoas caminhando, correndo ou pedalando. Há ainda as opções de um futebol, um vôlei ou um basquete com os amigos no final de tarde. O horário de verão termina normalmente no terceiro fim de semana de fevereiro. Desta vez, porém, pela data coincidir com o período de carnaval, o horário diferenciado será encerrado uma semana mais tarde, no dia 22 de fevereiro.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email