Em cerimônia realizada no auditório do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), na última segunda-feira, foi lançada a 14ª edição da Campanha Doe Sangue pelo Esporte. A ação, coordenada pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, em parceria com a Secretaria da Saúde do Paraná, com envolvimento neste ano dos times de futebol Athletico Paranaense, Coritiba e Paraná Clube, tem o objetivo de incentivar a doação de sangue e de medula óssea.
Até 31 de julho, quem formalizar o cadastro como doador de sangue e de medula óssea no Hemepar concorrerá a camisas dos três times autografadas pelos jogadores. Ao informar os dados cadastrais, o participante poderá indicar o clube de preferência e estará participando automaticamente do sorteio.
A diretora do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza, reforça que o objetivo da campanha é abastecer os estoques de sangue e aumentar o número de cadastros de doadores de medula óssea. “No inverno há uma queda de 30% nas doações e as necessidades dos pacientes para cirurgias e terapêuticas não param”, enaltece Liana, apontando que o Paraná tem hoje 512 mil candidatos potenciais cadastrados como doadores de medula. “Parece muito, mas se calcularmos que a taxa a compatibilidade é de um para 100 mil, temos condições de ajudar hoje cinco pacientes. Aumentando os candidatos, certamente ampliaremos as possibilidades de ajuda”, explica.
Doações – O Hemepar conta com 22 unidades que funcionam em todas as Regionais de Saúde do Paraná e registram cerca de 17 mil doações por mês. A faixa etária para doação de sangue é de 16 a 69 anos e, para doação de medula, de 16 a 65 anos. Os menores de 18 devem ter autorização dos pais.