terça-feira, 15
 de 
junho
 de 
2021

Governo lança programa visando a recuperação econômica das cidades

Cerimônia virtual detalhou sobre os trabalhos que serão realizados para a retomada da economia nos municípios. Foto: Ari Dias/AENEm cerimônia virtual, transmitida do Palácio Iguaçu, o governo do Estado lançou, na última terça-feira, o Programa Reinvente sua Cidade – da Crise à Oportunidade, ação que integra o pacote de iniciativas que visam a retomada econômica do Paraná. Em uma parceria com o Sebrae, Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e apoio estratégico de diversas entidades do setor produtivo, o vice-governador Darci Piana presidiu o ato de lançamento.

A ação foi acompanhada por equipes técnicas de 151 municípios. O Reinvente Sua Cidade é uma iniciativa do Sebrae, que foi incorporada pelo Estado como ferramenta de retomada do desenvolvimento econômico das cidades. O objetivo é proporcionar aos municípios ações de fortalecimento e disseminação de políticas públicas através do trabalho em rede, entre entidades e demais forças do setor produtivo do Paraná.

Segundo o vice-governador Darci Piana, com a pandemia os problemas dos municípios se agravaram consideravelmente e o Estado trabalha para subsidiar iniciativas que apoiem ações públicas e privadas. “Queremos auxiliar os pequenos e grandes municípios a se reorganizarem. O objetivo é, junto com o setor produtivo, comércio e empresas, contribuir com a retomada econômica do Paraná”, afirmou Piana, reforçando que o Paraná faz um grande plano de reestruturação e o Sebrae é parceiro nesse processo, bem como todo o Sistema S.

O diretor-superintendente do Sebrae, Vitor Tioqueta, detalhou que a intenção é apresentar uma ferramenta simples e de rápida operacionalização. “O desenvolvimento acontece com as pequenas empresas instaladas nos municípios. E é exatamente onde se encontram as maiores dificuldades, onde tem emprego e desemprego também”, destaca o superintendente. “Esse projeto deverá motivar as cidades para que superem esta crise”, afirma.

O programa Reinvente Sua Cidade está dentro do plano de retomada econômica do Paraná e abrange todas as áreas, conforme explicou o secretário Valdemar Bernardo Jorge. “A preocupação está voltada para a geração de emprego, renda e oportunidades. A ideia é encontrar mecanismos para que juntos possamos passar por esse momento difícil”, afirmou o secretário. “A adesão dos municípios é voluntária”, acrescentou.

Na oportunidade, será disponibilizado aos 399 municípios paranaenses um conjunto de produtos, serviços, além de apoio institucional oferecido pelos parceiros envolvidos para o fortalecimento da economia após a pandemia. Todas as ações são gratuitas e servirão para orientar os municípios na construção de seus planos de retomada econômica. A Fomento Paraná e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) participam com a oferta de linhas de crédito voltadas para os municípios e pequenas empresas.

Encontro online – Entre os dias 05 e 09 de outubro, serão promovidos eventos regionais, onde as prefeituras, lideranças e entidades locais poderão participar para entender como estruturar as forças-tarefas dentro de seus respectivos planejamentos. Os encontros serão virtuais por meio de plataformas digitais dos parceiros. Para os municípios integrantes da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), a reunião acontecerá no dia 9, das 14 às 17 horas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email