A segurança pública é uma das áreas elencadas pelo Estado como uma das prioridades para receber investimentos. Na última terça-feira, o governador Ratinho Junior encaminhou à Assembleia Legislativa o projeto de lei que institui o Fundo Especial do Sistema Único de Segurança Pública do Paraná e o Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social.
Através deste documento, o Estado estará apto para receber recursos federais do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). Em uma primeira etapa, o Paraná poderá ser contemplado com investimentos entre R$ 11 e 15 milhões já no próximo mês, montante este que pode ser empregado na aquisição de equipamentos em segurança.
De acordo com o chefe da Casa Civil, Guto Silva, o Estado pretende fazer aquisições de novos coletes, armamentos, entre outros itens. “Em um levantamento prévio, se recebermos a quantia mínima de R$ 11 milhões, é possível comprar coletes à prova de bala para todos os policiais militares da ativa do Estado ou adquirir pistolas de primeira linha para 25% da corporação”, detalha Guto Silva.
Para o governador Ratinho Junior, o Paraná tem trabalhado na agilidade da tramitação deste projeto de lei para que o recurso seja liberado. “É fundamental investirmos na qualificação da estrutura de trabalho das forças de segurança. Este aporte possibilitará atendermos importantes demandas neste sentido”, avalia.