quinta-feira, 7
 de 
julho
 de 
2022

Governador e Comec conhecem teleférico para transporte público na Cidade do México

Presidente da Comec e governador conheceram a tecnologia inovadora no México. Foto: Comec

O governador do Estado do Paraná, Ratinho Júnior, e o diretor-presidente da Coordenação da Região Metropolitana (Comec), Gilson Santos, estão no México onde promovem visita técnica ao novo projeto de transporte de passageiros por meio de teleféricos. Ontem pela manhã se reuniram com o secretário de Mobilidade da Cidade do México para conhecer o sistema de transporte público e a integração dos diferentes modais que atendem a população de 9 milhões de habitantes da cidade e que somada a região metropolitana local chega a 22 milhões de pessoas.

Nos últimos dois anos, a Cidade do México promoveu a integração de todos os modais – metrô, BRT, alimentadores, bicicletas compartilhadas e agora o sistema de teleférico. Com isso, com um único cartão o usuário se locomove em todos os modais. Além disso, a expansão do sistema de transporte público vem sendo planejada a partir das informações desse sistema único.

Na oportunidade, o secretário Andres Lajous destacou a inovação do teleférico como opção para regiões que dependem dessa integração com os modais tradicionais e até então não possuíam um atendimento eficiente.

Segundo ele, o projeto do Cablebus está superando as expectativas e alterando uma realidade dos modais convencionais que é manter ocupação permanente e não apenas pendular, nos horários de pico.

O governador Ratinho Júnior destacou a importância do encontro, especialmente para entender as linhas de planejamento e trabalho de um governo que enfrenta o desafio de atender uma das cidades mais populosas do planeta e que depende de forma expressiva do transporte público de massa.

Segundo o presidente da Comec, Gilson Santos, há uma clara demonstração de que a integração dos modais e permanente inovação pode restabelecer a recuperação do setor e contribuir para que o coletivo continue sendo prioridade do poder público.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email