segunda-feira, 4
 de 
julho
 de 
2022

Prefeitura de Piên investe em pavimentação de ruas com concreto

Ruas estão sendo pavimentadas com concreto. Foto: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Piên

A prefeitura de Piên fez nesta semana a pavimentação da primeira rua em concreto. A rua que recebeu o pavimento foi a rua Castanhal, localizada no bairro de Avencal. No local foi aplicada uma camada de concreto com 12 centímetros de espessura, além de meio fio e acabamento. Este novo modelo de pavimentação será levado para outras ruas da cidade, que apresentem condições semelhantes.
Mais rápido, barato e duradouro são algumas características que estão fazendo os municípios do sul do país utilizarem este tipo de pavimentação. Em Piên, nesta primeira etapa será realizado o serviço em sete ruas, sendo as ruas Castanhal (em execução), São Carlos, Colombo, Mauá e Gralha Azul, no bairro Avencal, e também as ruas João Hanuch e General Carneiro, em Trigolândia. Somadas todas as ruas a pavimentação será de aproximadamente 1 quilômetro.
Para realizar a pavimentação, primeiramente a prefeitura faz uma revisão de toda a rede pluvial, substituindo tubos e refazendo a rede quando necessário. Após isso é feito o nivelamento da rua e a colocação de meio fio. “Depois de pronto, despejamos o concreto e fazemos o acabamento. É neste momento que pedimos a colaboração de toda a comunidade. Como o concreto necessita de um período de cura, isolamos a via para não acontecer nenhum tráfego tanto de pedestres como de veículos. Precisamos do auxílio dos moradores para cuidar do local e garantir que não haverá trânsito no concreto ainda cru, pois isso interfere no resultado do trabalho e pode causar rachaduras ao longo do tempo”, frisou o secretário de Viação e Serviços Rodoviários, Hélio Clemente. O secretário detalha ainda que no período de cura ainda são feitos os cortes de dilatação, para evitar rachaduras com o passar do tempo.
Todo o trabalho vem sendo aprovado pela Associação Brasileira de Concreto Portland (Abcp), que possui convênio com o município e realiza apoio gratuito aos projetos e técnicas desenvolvidas. Segundo o engenheiro civil Alexsander Maschio, gerente da regional sul da Abcp, o pavimento de concreto vive um “momento ímpar” nos três Estados da região Sul. “A onda é favorável e precisamos aproveitá-la ao máximo para colocar a solução em concreto no lugar que ela merece”, afirmou.
O prefeito Maicon Grosskopf destacou que desde o início do ano estão sendo buscadas novas saídas para problemas existentes, como é o caso destas vias que dificilmente receberão o asfalto convencional. “São locais que é difícil a captação de recursos para pavimentação devido a metragem não se encaixar nos padrões para financiamentos”, comentou o prefeito. A partir disso foi realizado um trabalho para conhecer novas soluções visitando municípios que já trabalham com o concreto e conferindo a qualidade do material. “Primeiro trabalhamos com planejamento para realizar as obras, e agora as pessoas já podem começar a ver todo este trabalho dando frutos. A cidade está ficando diferente e isso tem deixado Piên com um clima melhor para se viver”, finalizou.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email