sexta-feira, 1
 de 
julho
 de 
2022

Fruet fala sobre gestão pública em evento com engenheiros

Fruet em encontro com engenheiros/Foto:DivulgaçãoO prefeito Gustavo Fruet participou na última quarta-feira de um evento organizado pelo Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), no qual foi convidado a falar sobre a experiência como gestor da capital paranaense.
Um dos principais temas apresentados por Fruet foi o aumento das responsabilidades assumidas pelos municípios brasileiros nos últimos 25 anos, sem que houvesse um crescimento das receitas e das transferências de outros entes federativos no mesmo ritmo. “Os municípios assumiram responsabilidades no ensino fundamental, na saúde básica, na assistência social e em diversas outras áreas. Temos cada vez mais as cidades assumindo uma carga de responsabilidades, porém sem contrapartida. Há 10 anos, Curitiba respondia por 20% dos pagamentos do SUS no município. Hoje, responde por mais de 60%”, explicou.
O prefeito destacou as iniciativas adotadas para garantir a promoção do desenvolvimento sustentável de Curitiba e, ao mesmo tempo, a operação de uma rede de equipamentos urbanos que cresce em ritmo acelerado. “Reduzimos em 30% as despesas de custeio e extinguimos cinco secretarias. Tudo isso sem afetar a qualidade dos serviços; pelo contrário, aumentamos a oferta. Há 30 anos, Curitiba tinha cerca de 140 equipamentos. Hoje a cidade tem mais de 1.300; com parques e praças, chegamos a 2.436. O grande desafio não é construir uma nova creche, mas sim manter as atuais 200; não é construir uma unidade de saúde, mas sim manter as 109 já existentes. Mesmo assim já investimos mais de R$ 1 bilhão nesta gestão, em mais de mil obras”, disse.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email